O que é capacitismo? Termo citado por Natália durante o Jogo da Discórdia

Sister usou termo preconceituoso enquanto discutia com Gustavo e logo se corrigiu

Durante o Jogo da discórdia no BBB 22, reality show da TV Globo, na noite da última segunda-feira (04/04), Natália usou uma expressão capacitista, mas logo reconheceu a falha e se corrigiu imediatamente.

O termo, que vem da tradução do inglês Ableism, significa destratar ou ofender uma pessoa por sua deficiência (PCD) - seja ela física ou mental e neurodivergentes (NDs). A sister mencionou a expressão enquanto discutia com Gustavo após apontar que o brother teve uma "atitude de centavos" na dinâmica.

 

Reprodução/TV Globo
Natália usa expressão capacitista e se corrige ao vivo (foto: Reprodução/TV Globo)

Na ocasião, a designer de unhas disse: "A gente não é burra, a gente não é retardada, a gente é adulta, a gente tá aqui num jogo. Não é retardada, perdão, isso é capacitismo. A gente não é idiota, a gente não é abestalhada pra não entender que a gente é alvo".

 

No Jogo, Natália foi apontada como a participante que mais teve "atitude de centavos" na casa mais vigiada do Brasil. A manicure recebeu três plaquinhas, de Douglas Silva, Gustavo e Pedro Scooby.

 

Vale destacar que essa não é a primeira vez que algum confinado na atração comandada por Tadeu Schmidt usa termo capacitista.

 

Douglas já puxou a orelha de Jessilane após a professora de Biologia falar a mesma expressão usada por Natália.

 

"Vocês ficam me subestimando nesse sentido aí, achando que eu sou tão retardada a esse ponto", disse a bióloga. "Olha o capacitismo", alertou o ator. "Não foi nesse intuito que eu quis dizer", Jessi tentou contornar a situação. "Então, não use essa palavra", disparou DG.

O termo retardado

O termo capacitista utilizado por Natália e Jessilane foi retardado. Por que usar esse termo é errado? O retardo mental ou deficiência intelectual é um transtorno neuropsiquiátrico, que necessita de diagnóstico médico.

 

Trata-se de uma condição manifestada logo no nascimento ou nos primeiros anos da infância. O retardo nada mais é do que um atraso, algo que possui um ritmo mais lento.

 

A palavra é utilizada no dia a dia por muitas pessoas como termo pejorativo e com a intenção de ofender, associando a palavra a algo "estúpido", "ignorante" ou "errado" por exemplo.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV/REALITIES