Gil do Vigor detona Bolsonaro: 'Precisa do mínimo de preparo acadêmico'

'Acabar com a fome é mais importante do que se preocupar com o PIB', disse o economista

Reprodução/TV Globo
Gil do Vigor no programa Altas Horas, da TV Globo (foto: Reprodução/TV Globo)

Um dos convidados do  programa   Altas horas , da TV Globo no último sábado (08/01), Gilberto Nogueira, mais conhecido como Gil do Vigor emocionou o público ao fazer um discurso sobre a economia do Brasil.

O doutorando em Economia resolveu dar algumas explicações econômicas na atração de Serginho Groisman e aproveitou para alfinetar os discursos do  presidente  da República Jair Bolsonaro (PL).

 

"Aprendi que há muitas variáveis que afetam os preços, que é a inflação. A inflação é o quê? O preço do cuscuz, o preço do arroz. Não é só taxa de juros", iniciou.

 

"O discurso de um presidente vai gerar inflação. Se um presidente fala algo errado, nós temos investidores que estão de olho no Brasil", disparou Gil, deixando claro que as falas de Bolsonaro atrapalham a economia do país.

 

"O Brasil imagina que é um galã bonito. Se alguém chega e fala alguma coisa muito feia ou mostra alguma coisa que não é legal, a pessoa que queria ficar a fim de você fala: 'Rapaz, já não estou mais tão atraído por essa pessoa'. Então, há vários fatores que podem acontecer dentro de um país que vão afetar a inflação. Se os investimentos param de entrar no Brasil, isso vai gerar inflação", acrescentou.

 

Ainda falando sobre o tema, o ex-BBB – que atualmente faz Pós-doutorado em Economia na Universidade da Califórnia, em Davis, nos Estados Unidos, revelou que é questionado por seus colegas e professores sobre a atual situação do Brasil quando se apresenta como brasileiro.

"O Brasil está desandando muito em questões que não deveriam. O nosso cenário atual está muito incerto. Nos Estados Unidos, por exemplo, conversando com os meus amigos eles me perguntam por que o Brasil está desandando tanto na política".

Gil do Vigor

Sem papas na língua, dando continuidade as suas alfinetadas ao chefe de Estado, Gil criticou a falta de preparo de quem está no poder. Sem citar nomes, ele afirmou que para estar no topo é preciso conhecimento.

 

"Para colocar pessoas para cuidar do nosso país, elas precisam de preparo acadêmico. O mínimo necessário", declarou.

"Precisamos de pessoas que pensem no pobre. Não adianta o Brasil ser o país com o maior PIB, taxa de crescimento, se tem pessoas na miséria, passando fome, morrendo. A gente tem que mudar na base. Quando a gente se humanizar e acabar com a miséria do Brasil, acabar com a fome, aí independentemente de PIB, de crescimento, o Brasil estará melhorando".

Gil do Vigor

"O país, por exemplo, estava gastando muito, super faturando, então precisamos controlar os gastos. Mas vai fazer isso cortando da Educação? A Educação é a base de tudo. Se eu corto dessa área, como é que o país vai conseguir inovar?", questionou.

 

Vigor ainda explicou que como  economista  entende que as coisas precisam ser feitas, no entanto, sem a confiança do povo brasileiro nada irá executar.

 

"Como economista eu sei que coisas precisam ser feitas. Só cuidar de taxas de juros? Se o cenário político do Brasil não mudar, se a confiança do brasileiro nas pessoas que estão assumindo os cargos para nos representar não mudar, as coisas nunca vão pra frente", afirmou.

 

Confira, abaixo, o vídeo:

MAIS SOBRE SERIES-E-TV