TV Globo conta a história da brasileira que enfrentou o nazismo

Passaporte Para Liberdade irá narrar trajetória da brasileira que lutou contra regime nazista

Divulgação/TV Globo
Aracy de Carvalho é interpretada por Sophie Charlotte (foto: Divulgação/TV Globo)

A minissérie  Passaporte para Liberdade da  TV Globo , que estreia no próximo dia 20, mostrará em oito capítulos como o "anjo de Hamburgo" ajudou a salvar dezenas de judeus dos campos de concentração nazistas na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). 

 

Aracy de Carvalho (1908-2011) vai ter sua história contada pela emissora, já que viveu durante muitos anos à sombra do sucesso do marido, o escritor Guimarães Rosa (1908-1967).

 

A trama vai se desenvolver a partir do encontro da poliglota, interpretada por Sophie Charlote , com o autor de Grande Sertão: Veredas pelos corredores do consulado do Brasil em Hamburgo. Ela havia se mudado anos antes, em 1935, para a Alemanha, com o filho debaixo do braço depois de ter se divorciado do primeiro marido.

 

Rosa, que será vivido por Rodrigo Lombardi , terá sido convocado para ocupar o cargo de cônsul-adjunto no órgão, interessando-se rapidamente por Aracy. Ela não tardará em revelar ao literato o seu esquema com o amigo e cúmplice Hardner (Stefan Weinert) para facilitar a fuga de famílias judias para o Brasil.

 

Como funcionária do Consulado Brasileiro em Hamburgo, Aracy conseguiu contornar as regras e ajudou famílias judias a escaparem da Alemanha nazista. Na época, a mulher enfrentou o governo alemão e brasileiro e emitiu vistos para ajudar judeus a saírem da Alemanha e sobreviverem como imigrantes fora do país.

 

Com autoria de Mario Teixeira e direção artística de Jayme Monjardim , Passaporte Para Liberdade, retrata a inspiradora história de luta de Carvalho, que será retratada pela primeira vez em uma produção televisiva. 

 

A produção ainda vai personificar os nazistas e seus horrores por meio de Thomas Zumbkle (Peter Ketnath), um capitão da Schutzstaffel (Tropa de Proteção, a SS, em alemão) de Adolft Hitler (1889-1945). Ele ficará obcecado pela personagem de Sophie Charlotte, colocando em risco todo o plano humanitário.

 

 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV