Globo de Ouro é acusado de corrupção

Premiação foi acionada por irregularidades nas indicações aos prêmios, série Emily em Paris é envolvida no caso

Reprodução/Netflix
Lily Collins interpreta a personagem principal da série, Emily em Paris (foto: Reprodução/Netflix)

Globo de Ouro é uma premiação que ocorre tradicionalmente no Beverly Hilton Hotel, localizado nos Estados Unidos. O evento é direcionado para séries e filmes, visando enaltecer os projetos audiovisuais e profissionais da area. 

 

Neste ano a premiação ocorrerá dia 28 de fevereiro, data que seria o Oscar, mas foi alterada por conta da pandemia. Estão ocorrendo algumas divergências perante os indicados aos prêmios, visto que há denuncias de corrupção por parte da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês), responsável pelas indicações e premiações do evento.

Divulgação/Netflix
Nomandland, Hamilton, Borat, O Gambito da Rainha, Ted Lasso e The Crown estão entre os indicados ao Globo de Ouro 2021 (foto: Divulgação/Netflix)
 

O esquema de corrupção tinha como intuito indicar séries e filmes para concorrer, em troca eram dados presentes, dinheiro e vantagens, revelou um ex-membro da associação. Dentre as produções suspeitas está a série da Netflix Emily em Paris, que causou estranhamento no público e na própria roteirista ao ser indicada. 


A produtora, Paramount Network, teria convidado membros da Associação para visitar as filmagens da série, na França, e a se hospedar num hotel cinco estrelas. 

Se a associação está pagando a seus membros por esses serviços, ela deve estar recebendo serviços de valor proporcional, que beneficiem os interesses da indústria

Declarou Douglas Varley, advogado, ao Los Angeles Times

 

Los Angeles Times ainda reviveu um documento de 2017, relacionado a pagamentos do estúdio Globes, que a indicação de um filme à principal categoria do prêmio e a sua vitória poderiam render bônus de US$ 20 mil e US$ 30 mil, respectivamente, a membros do comitê. 

Divulgação/Netflix
The Crown, série indicada foi cancelada pela plataforma de streaming (foto: Divulgação/Netflix)

Vale lembrar que a premiação causou um grande desapontamento ao excluir artistas negros e filmes com temáticas importantes, como Blood, de Spike Lee, e A voz suprema do blues, de George C. Wolfe, e séries como I may destroy you, de Michaela Coel.

 

 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV