Veja por que Prior foi o décimo eliminado do BBB 20

O arquiteto teve 56,73% dos votos, contra 42,51% de Manu e 0,76% de Mari

Frederico Gandra* 01/04/2020 15:35
TV Globo/Divulgação
(foto: TV Globo/Divulgação )
Felipe Prior, o eliminado em noite histórica do BBB20, quando mais de 1,5 bilhão de internautas votaram, ficou marcado por sua ousadia e sinceridade dentro da disputa, mas apesar disso, se envolveu em diversas polêmicas nas últimas semanas. Brigas com o parceiro Babu, falta de respeito, falas infelizes envolvendo racismo e machismo, além de diversos embates com outros brothers incomodaram parte dos internautas. Para muitos, o jogador vinha se tornando cada vez mais arrogante e egocêntrico, justificando seu isolamento no reality.
O arquiteto foi o décimo eliminado do BBB 20, com 56,73% de rejeição, contra 42,51% de Manu e 0,76% de Mari. O ator Babu Santana agora é o único homem, entre os 10 participantes, na disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão. Cada dia mais próximo do fim, o reality se torna cada vez mais imprevisível. 

Uma das controvérsias de Prior foi a forma na qual indicou Manu para este paredão, após receber o direito de contra-ataque como indicado da líder Giselly. “Hoje vou indicar uma pessoa que seria meu voto lá dentro (do confessionário). Essa pessoa eu tenho dúvidas se ela está aqui para jogar ou se está na Disney, mas aqui é Big Brother. Meu voto é na Manu", justificou.

Na cerimônia do paredão, o apresentador Tiago Leifert indicou que sua conversa seria com o “Mickey e com a Minnie” e fez longo discurso ressaltando a diferença entre os dois, antes de apontar os motivos daquela eliminação. 
 "É impossível ganhar sozinho. É necessário ter um mínimo de afeto, de carinho, de diplomacia. (...) O motivo que vai ter eliminar é, curiosamente, o mesmo que te trouxe até aqui. Que te fez fazer história nessa temporada, mas acaba agora", descreveu o apresentador, antes de eliminar Prior. 

O ator Babu Santana foi às lágrimas logo após o anúncio, abraçando o amigo. Manu foi prontamente festejada pelas amigas, sem esconder a alegria. Prior se mostrou respeitoso antes de abandonar a casa, cumprimentando todos os brothers, mesmo que não cultivasse bom relacionamento com alguns deles. 

Logo após a saída, Babu não conteve a emoção e desabou em lágrimas no lado externa da casa, recebendo o consolo de Thelma e Rafa Kalimann. Por outro lado, Manu Gavassi celebrou dançando ao lado das parceiras a música “Don't start now”, de Dua Lipa. 

Fã clube 

Confinados pela quarentena, internautas estavam obsessivos com a decisão desta terça-feira. Até quem não acompanha o programa, acabou se envolvendo nas discussões. A quantidade estrondosa de votos neste paredão, similar à população total da China, é uma evidência da agitação das redes sociais. 

Apesar do apoio de grande parte do público, Prior não resistiu ao seu quarto paredão, dividindo as redes sociais. A eliminação foi marcada pelo encontro entre dois opostos, por uma lado a “Fada Sensata” Manu Gavassi, e do outro “El Mago” Prior. 

A disputa acirrou as redes sociais nos últimos dias com debates envolvendo machismo, politicamente correto e até ideologia política. As torcidas #TeamPrior e #TeamManu mobilizaram as mídias sociais, promovendo um mutirão em massa de votos, sacramentado o recorde histórico do programa. “Esse paredão tá tipo final de Copa do mundo, Brasil x Argentina”, se referiu a cantora Ludmilla em tuíte. 

Diferentemente de Manu, o arquiteto paulista de 27 anos entrou como anônimo no reality e formou uma base sólida de apoiadores. Ativos nas redes sociais, o fã clube popularizou alguns jargões introduzidos pelo brother, como o “Joga y joga”, “El mago”, “Minha mãe mandou escolher esse daqui”, “Ó o pijamão”, dentre outros memes. 

A diferença entre as duas personalidades ficou clara com apoio das celebridades. Por um lado, Prior uniu a classe dos boleiros, da classe política vinculada à direita, além de humoristas. Neymar Jr., Gabigol, Vinicius Jr., Lucas Paquetá, Arrascaeta, Sérgio Mallandro, Eduardo Bolsonaro, Arthur Mamãe Falei e Dennis Dj foram algumas das personalidades que aderiram o #ForaManu.

Por outro lado, a torcida por Manu Gavassi uniu a classe artística, com diversos atores e músicos apoiando sua permanência. Bruna Marquezine, Cleo Pires, Marina Ruy Barbosa, Bruna Gagliasso, Iza, Ludmilla, além da página Mídia Ninja, publicaram seu apoio à cantora e atriz paulista. 

Repercussão

Como era de esperar, o resultado do paredão inflamou, novamente, as redes sociais. Na manhã de hoje, o #VOLTAPrior e #ChorayChora já eram os assuntos mais comentados no Twitter brasileiro.

Os jogadores Vinicius Junior, Gabigol e Neymar prestam suas solidariedades a Prior em tweets, manifestando inclusive o desejo de conhecê-lo. “Às vezes o melhor jogador não vence, faz parte do jogo não levem ao pessoal ... Boa sorte aos que restam, pois eu to fora e não assisto mais”, tuitou Neymar. “Vem lança o passinho aqui fora, Prior! Você viveu o game de coração e fez a gente morrer de rir nas festas”, descreveu Dennis Dj.

As reações do #TeamManu também foram efusivas. “E com isso chegamos oficialmente ao fim dos chernoboys. Esse BBB deu um PUTA recado pra quem tá assistindo”, analisou Felipe Neto se referindo a eliminação em massa de alguns homens após declarações machistas. Bruna Marquezine agradeceu a torcida pela amiga. “Muito muito muito obrigada pela dedicação de vocês! MESMO!”, tuitou. Bruno Gagliasso compartilhou um dos memes que viralizou nas redes sociais, na noite de ontem, celebrando a permanência de Manu. “A última!!!!! Eu juro. Bjs pq o juiz apitou. Boa noite Brasil”, celebrou. 

Por meio de lives no Instagram, ex-integrantes desta edição do Big Brother também reagiram ao resultado do paredão. Por um lado, Pyong Lee celebrou efusivamente a eliminação de Prior, um de seus rivais no reality. Enquanto Hadson, foi pego desprevenido e não escondeu a frustração após a eliminação do amigo. 

Sequência

Visivelmente abalado, os holofotes agora se dirigem para Babu. Solitário após a eliminação, o público aguarda para ver como ele se posicionará no jogo. Sendo o único homem restante, alguns especulam se o ator será acolhido pelo grupo das meninas, autointitulado Comunidade Hippie, ou seguirá jogando sozinho, acenando para as também excluídas, Fly e Mari.

Na madrugada desta quarta-feira, internautas se irritaram com a forma que parte das meninas reagiu ao choro de Babu após a eliminação. Dentro do quarto, algumas debocharam da reação do ator. “Parece que o amigo morreu”, ironizaram. 

Entrando na reta final com 10 participantes, o diretor Boninho informou que, a partir de agora, não haverá mais festas do líder às quartas-feiras, sendo substituída pela festa dos “Top 10”. 

Com Rafa Kalimann, Manu Gavassi, Thelma, Yvi Moraes, Babu Santana, Marcela de Melo, Gizelly Bicalho, Gabi Martins, Flyslane e Mari Gonzalez na disputa, o próximo paredão começa  a ser formado, nesta quinta-feira (2), na prova do líder. Nessa sequência, é esperado uma mudança na dinâmica do grupo das meninas, pois é possível que passem a votar uma nas outras para se manterem no reality, rendendo controvérsias.

A final do BBB está agendada para 23 de abril, quando o público terá que escolher entre três participantes o vencedor do prêmio de R$ 1,5 milhão. Após o alvoroço do último paredão, veremos se a prestigiada edição do BBB 20 seguirá rendendo tantas polêmicas e batendo recordes de votação e audiência.  

* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 
  

MAIS SOBRE SERIES-E-TV