Prior x Manu no Paredão vira embate entre 'fada sensata' e 'machista'

Berlinda desta terça (31) no BBB20 é identificada pelo público como o confronto entre posições ideológicas e políticas em polos opostos

Fred Gandra* 31/03/2020 12:51

Globo/Divulgação
A cantora e a atriz Manu Gavassi disputa seu segundo paredão (foto: Globo/Divulgação)

Nesta terça-feira (31) o décimo paredão do BBB20 será disputado entre a cantora e atriz Manu Gavassi, o arquiteto Felipe Prior e a influenciadora digital e ex-Panicat Mari Gonzalez em clima de final de Copa.

 

No programa de segunda-feira (30), Tiago Leifert afirmou que a berlinda já havia chegado à marca de 500 mil votos, recorde do programa, e fez uma aposta de que pudesse ir a 1 milhão de votos no total. 

 

A decisão agitou as redes sociais nos últimos dias, com o confronto entre as influentes torcidas de Prior x Manu, que envolveu também personalidades do esporte e da política. Leia aqui.

 

Até a manhã de hoje, enquete do portal UOL apontava um empate técnico entre os dois principais emparedados. Manu aparece com 48,28% dos votos, contra exatos 48% de Prior, enquanto Mari recebe somente 3,72%. 

 

“Esse é um daqueles paredões que definem um vencedor ou vencedora do programa. Eu não acho que se a Manu ficar ela vence, mas acredito que se o Prior ficar, ele vence”, afirma Arthur Guedes, doutorando em comunicação e sociabilidade contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em reality show.

 

Formação do paredão

O 10º paredão do BB 20 foi formado no último domingo (29), após a indicação da líder, a votação da casa e a disputa da prova bate-volta. Por ficarem em último na prova do líder, a mineira Gabi Martins e a baina Mari Gonzalez foram emparedadas na quinta-feira (26).

 

Após conflitos com o arquiteto, a líder Gizelly indicou Prior ao paredão, sem o direito de participar da prova bate-volta. Essa é a quarta berlinda do paulistano, que se opõe ao grupo das autodenominadas "fadas sensatas" e já se declarou abertamente "machista".

 

Pela dinâmica da semana, Prior pôde contragolpear e colocou Manu na berlinda, após uma frase polêmica. “Hoje vou indicar uma pessoa que seria meu voto lá dentro (do confessionário). Essa pessoa eu tenho dúvidas se ela está aqui para jogar ou se está na Disney, mas aqui é Big Brother. Meu voto é na Manu", justificou.  

 

Globo/Divulgação
O arquiteto Felipe Prior está na berlinda pela quarta vez (foto: Globo/Divulgação)

Na votação da casa houve empate entre Babu Santana, Flyslane e Rafa Kalimann, com três votos cada um. Conforme o regulamento do reality, a líder Giselly deu o voto de minerva e colocou Fly no paredão.

 

"Babu já foi várias vezes, e ela vai votar em mim a qualquer momento", afirmou a advogada. Após um prova disputada, Gabi Martins e Flyslane se livraram do paredão. Agora, cabe ao público decidir quem fica entre Prior, Manu e Mari.

 

Após a dinâmica, o clima na casa ficou tenso. Nesta segunda-feira (30), Tiago Leifert promoveu o tradicional jogo da discórdia. Na dinâmica, os emparedados poderiam dizer o que os mudaria no rival e Manu admitiu ficar incomodada com a forma com que Prior se posiciona.

 

“Eu nunca escondi que ele é meu adversário. Depois do Quarto Branco, a gente teve oportunidade para conversar e me abri. Nas últimas semanas a nossa relação caminhava para isso, mantendo o humor e o clima bom na casa. Ontem, a maneira como ele se posicionou, votando em mim, deixou todo mundo sem graça. Eu acho que ele foi bem agressivo na maneira de se posicionar", afirmou.


Torcidas organizadas

 

Desde a formação do paredão, neste domingo (29), as redes sociais foram tomadas pelas campanhas #TeamPrior e #TeamManu. A decisão coloca em confronto direto grupos com posições políticas e ideológicas opostas, sendo Manu identificada ao politicamente correto e a militância de esquerda, enquanto Prior atrai o espectro oposto.

 

Jogadores de futebol, encostados durante a quarentena, vêm promovendo uma campanha massiva para manter Felipe Prior na casa.

Neymar Jr., Richarlyson, Gabigol, Vinícius Jr., Arrascaeta e Pedro já declaram torcida pelo arquiteto, alguns deles até prometendo sortear camisa, caso Manu seja eliminada.

 

O surfista Gabriel Medina, o humorista Sérgio Malandro e Dennis DJ também se declararam #TeamPrior, utilizando algumas gírias vinculadas ao participante, como “fogo no parquinho”, “joga y joga” e “el mago”.     
 

Como se já não fosse o bastante, personalidades do ramo político brasileiro vinculadas à direita se posicionaram nesta segunda-feira (30).

O deputado federal Eduardo Bolsonaro, o movimento MBL e Arthur Val, deputado estadual por São Paulo, mais conhecido como Mamãe Falei, declaram apoio a Prior.

 

“Tem uma militante de esquerda concorrendo com um cara que é politicamente incorreto e ganhou apoio de quem odeia mimimi”, declarou o filho do presidente Jair Bolsonaro. 

 

Por outro lado, Manu Gavassi tem grande apoio entre a classe artística. Os atores Bruna Marquezine, Cleo Pires, Larissa Manoela, Sabrina Sato, Bruno Gagliasso, Marina Ruy Barbosa e Agatha Moreira são alguns de seus árudos defensores.

 

Os youtubers Felipe Neto e Kéfera também publicaram a tag #ForaPrior. Ludmilla, Iza, Mateus Carrilho, Ana Caetano e Lucas Silveiras são os músicos que declaram apoio a Manu. O zagueiro do Arsenal David Luiz destoou dos demais colegas e anunciou torcida pela cantora.

 

Para Arthur Guedes, muitos vêm declarando apoio não pela atitude dos jogadores dentro do programa, mas pela repercussão da polêmica. “As pessoas estão associando Manu a uma militância de esquerda, ao politicamente correto e às causas de minorias. Eu vi muitos internautas querendo se posicionar contrariamente a esse posicionamento, simplesmente pelo fato de achar a militância chata e se posicionarem contrariamente a tudo. Inclusive, em alguns tweets, vi comentários falando, que se a militância de esquerda declarasse apoio a Prior, eles votariam ao contrário.” 

 

Par o doutorando, a polêmica está diretamente relacionada ao momento que o país vive. “Devido à quarentena, muitas pessoas estão com mais tempo para ficar em casa e isso acaba atraindo um outro público para o reality”.
 
“O Prior, em si, eu não acho que tenha tanta torcida. Creio que os espectadores gostam de ter um brother que agite, brigue e faça confusão lá dentro, mas não necessariamente por uma afinidade à sua pessoa. Claro que existem muitos que se identificam com o discurso machista, agressivo e privilegiado que é marcado nas falas dele. Muita gente se identifica com isso, mas não necessariamente com a pessoa do Prior”, opina o especialista em realities.    

 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV