Asma e exercícios físicos: existe relação?

Você não deve limitar sua atividade física quando a asma está bem controlada, mas há fatores que podem desencadear os sintomas

mohamed hassan/pxhere
(foto: mohamed hassan/pxhere)

O exercício físico regular é parte de um estilo de vida saudável. Mas o exercício físico pode desencadear os sintomas da asma. Devemos evitar os fatores desencadeantes da asma, porém o exercício é bom para você e não deve ser evitado. 

Você não deve limitar sua atividade física quando a asma está bem controlada. Ao consultar seu médico, você poderá fazer um plano que permitirá a você sentir-se bem e participar de todas atividades diárias bem como praticar exercício físico.

O que é a asma induzida por exercício?

A maioria das pessoas que têm asma mal controlada terá sintomas durante o exercício. Algumas pessoas podem ter sintomas de asma somente durante a atividade física, esta forma de asma é chamada de asma induzida por exercício (ou AIE).

Os sintomas comuns da asma que podem ocorrer também durante o exercício são tosse, chiado, falta de ar, dor ou aperto no peito, e cansaço.

Esses sintomas da asma podem ocorrer durante atividade física vigorosa, mas geralmente começam 5-10 minutos depois de parar a atividade.

Por vezes, os sintomas da asma podem voltar horas mais tarde. Se o exercício leva a sintomas da asma ou não, vai depender de seu condicionamento físico, da intensidade da atividade e do ambiente em que você se exercita.

Esportes muito intensos, como natação, futebol e corrida de longa distância são mais susceptíveis a desencadear os sintomas de asma, mas nem sempre precisam ser evitados, pois geralmente são de fácil controle.

O ambiente influencia o aparecimento destes sintomas. Por exemplo, uma pessoa pode respirar confortavelmente em ambientes fechados como uma quadra de basquete, mas vai ter sintomas de asma quando exercita-se em um campo gramado, climas frios ou secos.

Fatores desencadeadores podem ser um problema e sãos eles:

- Temperatura e umidade climática
- Poluição do ar
- Pólens e fungos suspensos no ar
- Vapores químicos dispersos como os de piscinas.

Os fatores desencadeantes que afetam você podem ser diferentes daqueles que afetam outras pessoas.


Como prevenir os problemas da asma com o exercício?

Para manter-se em boa forma física quando se tem asma, essas medidas podem ajudar:

1) identificar os fatores desencadeantes da sua asma
2) ter disponível o medicamento orientado pelo seu médico para uso antes do esforço, atividade física
3) fazer aquecimento antes do exercício
4) e finalizar sua atividade com um exercício de relaxamento.

Identifique os fatores desencadeadores da asma induzida por exercício.

• Se o ar frio desencadeia sua asma, você pode tentar usar lenço ou máscara sobre o nariz e a boca para aquecer o ar. Tente respirar pelo nariz durante o exercício.
• Durante a primavera quando a quantidade de pólens está aumentada ou a precipitação de chuvas está muito baixa, tente evitar atividades ao ar livre.
• Normalmente os níveis de poluição do ar estão mais elevados na metade ou final do dia. Quando esses níveis estão elevados, você deve evitar atividades ao ar livre.

Por que é importante fazer aquecimento e relaxamento para os exercícios?


• Gastar 5 a 10 minutos para aquecimento antes do exercício pode ajudar a prevenir os sintomas da asma durante o exercício. Um exercício de aquecimento simples pode ser andar devagar e aumentar lentamente a velocidade. Você também pode fazer polichinelos começando com os braços e só então acrescentar o movimento de suas pernas.
• O relaxamento por 5 a 10 minutos após o exercício pode também a ajudar a prevenir os sintomas da asma. O relaxamento pode ser andar ou alongar-se.

O que fazer se os sintomas ocorrerem com o exercício?


• Mesmo utilizando o medicamento broncodilatador antes do exercício, os sintomas da asma podem aparecer. Se isto ocorrer, você deve reduzir a intensidade de sua atividade física. Se mesmo assim, os sintomas persistirem, você deverá utilizar   o medicamento de alívio rápido novamente, por exemplo, Salbutamol.
• Se isto ocorre com você, não esqueça de informar a seu médico.

Buscando seu condicionamento físico


• Se você está acima do peso ou não faz exercícios físicos regularmente, você pode estar fora de forma.
• Baixo condicionamento físico pode fazer uma pessoa sentir falta de ar e ser confundida, como portadora de asma de exercício. A falta de preparo físico faz qualquer atividade parecer mais difícil do que ele realmente é, e uma pessoa pode alcançar a fadiga mais facilmente. É preciso tempo e esforço para entrar em forma. Faça um plano para alcançar um bom condicionamento físico, mas de forma gradual.

Tem dúvidas ou sugestões de temas? Mande email para silviomusman@yahoo.com.br

Dr.Silvio Musman, Médico especialista em pneumologia, medicina do esporte e do sono