A real função do sono: você sabe qual é?

Há um objetivo até certa idade, que muda depois. Mas uma coisa é certa: quando você se sentir cansado, não lute contra isso, vá dormir

Pixabay
(foto: Pixabay)

A privação de sono prolongada pode levar a graves problemas de saúde em humanos e outros animais. Mas por que o sono é tão vital para nossa saúde?

Uma equipe de cientistas liderada pela UCLA (Universidade da Califórnia) respondeu a essa pergunta e mostrou pela primeira vez que uma mudança dramática no propósito do sono ocorre por volta dos 2 anos e meio de idade.

Antes dessa idade, o cérebro cresce muito rapidamente. Durante o sono REM, quando ocorrem sonhos vívidos, o cérebro jovem está ocupado construindo e fortalecendo sinapses (as estruturas que conectam os neurônios uns aos outros e permitem que eles se comuniquem).

Não se deve acordar os bebês durante o sono REM pois uma importante tarefa está sendo executada em seus cérebros enquanto eles dormem. 

Depois de 2 anos e meio, no entanto, o objetivo principal do sono muda da construção do cérebro para a manutenção e reparo do cérebro, um papel que ele mantém pelo resto de nossas vidas.

Essa transição corresponde a mudanças no desenvolvimento do cérebro.

Todos os animais experimentam naturalmente uma certa quantidade de dano neurológico durante as horas de vigília, e os resíduos resultantes, incluindo genes e proteínas danificados dentro dos neurônios, podem se acumular e causar doenças cerebrais. O sono ajuda a reparar esses danos e limpar os “detritos”, organizando o cérebro e levando para fora o lixo que pode levar a doenças graves.

Quase todo esse reparo cerebral ocorre durante o sono.

A equipe de pesquisa, que incluiu cientistas com experiência em neurociência, biologia, matemática e estatística, conduziu a análise estatística do sono mais abrangente até hoje, usando dados de mais de 60 estudos do sono envolvendo humanos e outros mamíferos.

Eles examinaram dados sobre o sono durante o desenvolvimento, incluindo tempo total de sono, tempo de sono REM, tamanho do cérebro e tamanho do corpo e construíram e testaram um modelo matemático para explicar como o sono muda com o tamanho do cérebro e o tamanho do corpo.

Os dados foram notavelmente consistentes: todas as espécies experimentaram um declínio dramático no sono REM quando atingiram o equivalente de desenvolvimento humano de cerca de 2 anos e meio de idade. A fração de tempo gasto no sono REM antes e depois desse ponto foi aproximadamente a mesma, independentemente de os pesquisadores estudarem coelhos, ratos, porcos ou humanos.

O sono REM diminui com o aumento do tamanho do cérebro ao longo do desenvolvimento, descobriram os cientistas. Enquanto os recém-nascidos passam cerca de 50% do seu tempo de sono na fase de sono REM, esse número cai para cerca de 25% aos 10 anos de idade e continua a diminuir com a idade.

Adultos com mais de 50 anos passam aproximadamente 15% do tempo dormindo em REM. A queda significativa no sono REM por volta de 2 anos e meio acontece exatamente quando ocorre a grande mudança na função do sono.

O sono é tão importante quanto a comida. E é impressionante como o sono atende às necessidades de nosso sistema nervoso. De águas-vivas a pássaros e baleias, todos dormem. Enquanto dormimos, nossos cérebros não estão descansando. O sono não é uma fase de inatividade cerebral como se acreditava antigamente.

A privação crônica de sono provavelmente contribui para problemas de saúde de longo prazo, como demência e outros distúrbios cognitivos, diabetes e obesidade, para citar alguns. Quando você começar a se sentir cansado, não lute contra isso, vá para a cama dormir.

Para a maioria dos adultos, um sono regular de sete horas e meia por noite é o normal. Enquanto as crianças precisam de mais sono, os bebês precisam de muito mais, quase o dobro dos adultos. A grande porcentagem de sono REM em bebês contrasta fortemente com a quantidade de sono REM observada em mamíferos adultos em uma enorme variedade de tamanhos de cérebro e corpo. Os humanos adultos têm cerca de cinco a seis ciclos de sono REM durante uma noite inteira de sono e podem ter alguns sonhos em cada ciclo.

Uma boa noite de sono é um excelente remédio. E o melhor: é grátis!!
 
Tem dúvidas ou sugestões? Envie para silviomusman@yahoo.com.br 

Dr.Silvio Musman
Médico especialista em pneumologia, medicina do exercício e do sono.