Ioga e meditação como prevenção das doenças cardíacas

Práticas proporcionam um equilíbrio perfeito entre mente, corpo e espírito

Irina L/Pixabay
(foto: Irina L/Pixabay)

Recentemente, no Congresso Europeu de Cardiologia, foi publicada uma síntese de vários estudos sobre como o ioga e a meditação poderiam auxiliar na melhora de todo o sistema cardiovascular.

Os autores do estudo determinaram a eficácia do ioga e da meditação na melhora da função endotelial (endotélio é a parte mais íntima do vaso sanguíneo em contato com o sangue e a sua disfunção propicia o aparecimento de placas de gorduras dentro dos vasos). Nesse estudo, a avaliação foi feita pela chamada dilatação mediada pelo fluxo sanguíneo, realizada em pacientes saudáveis ou em pacientes portadores de doença cardiovascular, de qualquer idade e sexo.

Foram encontrados 18 estudos sobre esse assunto, no total de 1.024 pacientes. A duração total da intervenção com o ioga variou entre dez dias e 52 semanas. Entre esses 18 estudos selecionados, 12 deles mostraram que a prática do ioga apresentou uma mudança significativamente favorável nas medidas da função do endotélio, envolvendo indivíduos saudáveis, ou em pacientes com doença coronária, infarto do miocárdio, hipertensão arterial. Outros seis estudos, no entanto, não mostraram um efeito significativo.

Os autores concluíram que o ioga e a meditação podem melhorar a função endotelial em indivíduos saudáveis e em pacientes com doença cardíaca ou fatores de risco cardiovascular. A ioga e a meditação proporcionam um equilíbrio perfeito entre mente, corpo e espírito.

Alguns estudos realizados nos EUA e na Holanda conseguiram demonstrar que a ioga se torna um exercício mais eficaz que os exercícios físicos tradicionais, como fazer caminhadas ou andar de bicicletas.

Seguramente, e cada vez mais, o ioga e a meditação estão sendo aplicados como modalidades de estilo de vida na proteção endotelial, e na prevenção e reabilitação cardiovascular.

Referência: Patil SG et al. A systematic review and meta-analysis of effect of yoga and meditation on endothelial system. European Society of Cardiology Congress. 2021