Menopausa associada ao escore de cálcio coronário

A associação entre a menopausa e o escore de cálcio coronário sugere que o declínio hormonal pode contribuir para o depósito de cálcio nas artérias coronárias

Silviarita/Pixabay
(foto: Silviarita/Pixabay)

Dentre as inúmeras consequências indesejáveis da menopausa, em decorrência da perda hormonal, já sabemos que ocorre um aumento no risco de desenvolver hipertensão arterial, aumento no nível do colesterol e o risco aumentado para doença coronária.

Alguns autores compararam, dentro do estudo ELSA-Brasil (Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto), realizado em quase todas regiões do Brasil com 15 mil funcionários de seis instituições públicas de ensino superior e pesquisa, com a finalidade de investigar a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares e o diabetes), o amplo perfil de risco cardiometabólico das mulheres de acordo com o status da menopausa, e investigaram se a menopausa, por si só, estaria associada com a presença de cálcio nas artérias coronárias.

As participantes foram estratificadas de acordo com a menopausa e a idade (pré-menopausa com 45 anos ou menos, pré-menopausa com mais de 45 anos e pós-menopausa). O escore de cálcio coronário foi determinado pela angiotomografia coronária.

Das 2.047 participantes com média de idade de 51 anos, 1.175 estavam na pré-menopausa, e 872 estavam na pós-menopausa.

Os valores médios das variáveis, como peso, altura, circunferência abdominal, pressão arterial, glicose, colesterol, triglicérides, insulina e a frequência de comorbidades foram mais favoráveis na pré-menopausa, particularmente nas mulheres mais jovens.

Em uma análise mais detalhada, o escore de cálcio coronário superior a zero associou-se com lipoproteínas ricas em triglicérides e com LDL - Colesterol (colesterol ruim).

A menopausa associou-se, de forma independente, com escore de cálcio coronário superior a zero, quando comparada com o grupo pré-menopausa mais jovem.

Os autores concluíram que a associação entre menopausa e o escore de cálcio coronário, independentemente dos fatores de risco tradicionais e não tradicionais, sugere que o declínio hormonal, por si só, pode contribuir para o depósito de cálcio nas artérias coronárias.

Dessa maneira, mais uma evidência de que a menopausa dispara um gatilho de uma série de problemas de saúde dentro do aparelho cardiovascular, cabendo às mulheres nessa faixa etária um controle rigoroso de seus fatores de risco, idade essa que faz surgir uma nova mulher e uma nova doença cardiovascular.

Referência: Fonseca MIH et al; Menopause Per se is associated with Artery Coronary Calcium Score: Results from the ELSA -Brasil .J Women's Health. 2021; DOI:10.189 /jwh.2021.0182