Terapia de reposição hormonal na menopausa e risco de hipertensão arterial

Na menopausa, a perda da proteção hormonal, feita pelo estrogênio, induz à hipertensão arterial e à elevação do colesterol nas mulheres

Jeremy Bishop/Unsplash
(foto: Jeremy Bishop/Unsplash)

Todos nós sabemos que a TRH (terapia de reposição hormonal) representa o tratamento mais eficaz para os sintomas vasomotores da menopausa.

Em uma análise prospectiva do estudo E3N, iniciado em 1990, em uma população francesa de 98.995 mulheres, os autores investigaram a relação entre a TRH e a incidência de hipertensão arterial no climatério (período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa). Dessa forma, a menopausa (última menstruação) é um fato que ocorre durante o climatério.

Do total dessa amostra, 49.905 mulheres completaram as informações sobre o uso ou não de TRH na menopausa; 32.183 (64,5%) confirmaram o uso de TRH.

Após o seguimento médio de 10,6 anos, 10.173 casos de hipertensão arterial foram diagnosticados. Na comparação às mulheres que nunca haviam recebido TRH, as que haviam usado apresentaram um aumento no risco de hipertensão arterial.

Quando as formulações de TRH foram comparadas, estrogênio oral associou-se com incremento no risco de hipertensão arterial, mas para estrogênio via transdérmica não foi significativo.

O uso concomitante de progesterona e seus derivados associou-se de forma significativa com maior risco de hipertensão arterial.

Os autores concluíram que o uso de TRH na menopausa está associado com um incremento no risco de hipertensão arterial incidente, especialmente quando do uso de estrogênio oral e da combinação terapêutica com derivados de progesterona. Especial atenção aos níveis pressóricos deve ser tomada nas mulheres em uso de TRH na menopausa.

Finalizando, muito importante lembrar que na menopausa a perda da proteção hormonal, feita pelo estrogênio, induz à hipertensão arterial e à elevação do colesterol, devendo essa mulheres serem monitoradas nesse sentido.

Referência: Madika AL et al. Menopausal Hormone Therapy and Risk of Incident Hypertension: Impact of the Route of Estrogen Administration and Progestogens in the E3N Cohort. Virtual 2021 Joint Meeting of the European Society of Hypertension and the International Society of Hypertension.