Os 10 mandamentos da lancheira saudável

Organização Mundial de Saúde alerta que existem 40 milhões de crianças com sobrepeso ou obesidade no mundo

por Estado de Minas 18/09/2014 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
ir Amaral/EM/D.A Press
(foto: ir Amaral/EM/D.A Press)
A Organização Mundial da Saúde alerta: existem cerca de 40 milhões de crianças com sobrepeso ou obesidade no mundo. A nutricionista Rebecca Isaac, da rede educacional Grupo A, frisa que a responsabilidade para uma alimentação saudável dos pequenos também é dos pais. O momento de preparo do lanche da escola, portanto, é muito importante. Os pais devem envolver os filhos no processo para que se torne hábito escolher alimentos mais saudáveis em vez dos industrializados. A seguir, Rebecca lista 10 mandamentos para auxiliar a tarefa de montar a lancheira.

1 - Cada lanche deve ter uma fruta. As da estação são excelentes opções, pois são frescas e têm preço menor.

2 - Carboidratos como pão, bolo, biscoito, polvilho e cookies devem ser integrais.

3 - Os recheios devem ser simples e em pouca quantidade, só para “sujar” o pão. A sugestão é usar manteiga de tablete, geleia sem açúcar, iogurte ou coalhada, ganache de chocolate caseiro etc.

4 - Água é sempre a melhor opção. Quando não for possível, prefira sempre os sucos naturais. Os de caixinha contêm açúcar, sódio e conservantes.

5 - Se for preciso adoçar o suco, faça com açúcar demerara.

6 - Evite produtos industrializados. Quando tiver que optar por esses produtos, fique de olho nos rótulos e escolha aquele com menor quantidade de aditivos químicos (como corantes, conservantes, aromatizantes e glutamato monossódico).

7 - Faça doces com frutas. Eles imitam os petit suisses e são naturais e nutritivos. Mousse de banana ou abacate com manga, pera e uva são ótimas opções.

8 - Quando a criança quiser um doce, faça um caseiro. Algumas boas opções são gelatina incolor com suco de fruta, ganache de chocolate, bolo molhado com leite de coco ou suco de fruta e chocolate amargo.

9 - Os embutidos (mortadela, salame, salsicha, presunto, peito de peru) não fazem parte de uma alimentação saudável e não devem estar na lancheira das crianças.

10 - Não deixe que personagens de desenhos animados “comandem” a alimentação da criança. Normalmente, esses produtos são os mais carregados de aditivos.