Três dicas para substituir os industrializados da alimentação das crianças

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, obesidade pode alcançar 75 milhões de crianças nos próximos 10 anos

por Estado de Minas 07/11/2014 11:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
(Agite-se antes de beber/Idec/Divulgação)
Clique aqui e reveja vídeo que mostra o que tem dentro dos sucos de caixinha (foto: (Agite-se antes de beber/Idec/Divulgação))
Se os pais se alimentam de maneira inadequada, eles passam para os filhos o exemplo de comer produtos que fazem mal à saúde. Um dos assuntos que mais preocupam os médicos em todo o mundo é a obesidade infantil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a doença pode alcançar 75 milhões de crianças nos próximos 10 anos.

A garotada desde cedo apresenta patologias como diabetes do tipo 2, doenças cardiovasculares, e as psicológicas, como depressão e transtornos de ansiedade. A pediatra da Beneficência Portuguesa de São Paulo Wylma Hossaka afirma que essa situação pode ser revertida com mudanças nos hábitos alimentares dos pais.

A alimentação errada para a criança é a mesma errada para nós. Por isso, é importante que os pais se alimentem de maneira correta, para dar o exemplo aos filhos. Isso vale em qualquer idade. A pediatra indica algumas modificações na mesa que podem ser boas para essa galerinha que ama comidas industrializadas.

» Trocar refrigerantes por sucos naturais: Além de não ter valor nutricional, a bebida contém sódio e açúcares em excesso. O consumo de sucos naturais, com pouco ou sem açúcar, é uma forma de garantir que as crianças recebam os nutrientes das frutas e se acostumem com seu sabor.

» Trocar bolachas recheadas por frutas: Os biscoitos são práticos, mas também são ricos em gorduras, açúcares e sódio e não contêm quantidade acentuada de vitaminas e minerais, portanto, sem valor nutricional. Frutas como as uvas são fáceis de comer e contêm vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio.

» Trocar os salgadinhos por frutas cortadas: Tirar os salgadinhos industrializados da dieta das crianças é também outra oportunidade para inserir as frutas no dia a dia. Além de nutritivas, melão, melancia, banana e maçã cortadas em pequenos pedaços podem ser divertidas.