Estudo mostra que preparo de vegetais influencia consumo das crianças

Resultados mostram que, através da persistência, as crianças em idade escolar podem aprender a gostar de grãos integrais saudáveis, frutas e vegetais

por AFP - Agence France-Presse 24/03/2015 14:00

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	Xico Morais/DB/D.A Press
Resultados da pesquisa destacam a importância do sabor da merenda escolar (foto: Xico Morais/DB/D.A Press)
Crianças odeiam verduras não importa o quão apetitosas elas sejam, certo? Errado, responde um importante estudo divulgado nesta segunda-feira (23/03). A pesquisa descobriu que crianças no estado norte-americano de Massachusetts comem até 30% mais vegetais quando preparados com a ajuda de um cozinheiro profissional.

O estudo, publicado no site da revista da Associação Médica Norte-Americana (JAMA), mostrou um aspecto motivador na batalha contra a obesidade infantil, mas a pesquisa também descobriu que a apresentação de frutas e legumes não têm um impacto a longo prazo sobre o consumo. "Os resultados destacam a importância do sabor da merenda escolar", afirmou Juliana Cohen, principal autora do estudo, professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard.

"Além disso, este estudo mostra que as escolas não devem abandonar os alimentos mais saudáveis%u200B%u200B mesmo que os estudantes apresentem uma resistência inicial a eles", apontou a pesquisador.

Cerca de 32 milhões de crianças comem refeições diariamente nas escolas norte-americanas e muitos estudantes de baixa renda chegam a obter até metade de suas calorias diárias por meio de refeições escolares.

Os pesquisadores realizaram o trabalho durante o ano escolar de 2011-2012 em 14 escolas de ensino fundamental e médio em dois distritos escolares de baixa renda na área urbana de Massachusetts. Ao todo, 2.638 crianças participaram da pesquisa.

Os resultados "realmente ilustram que através da persistência, as crianças em idade escolar podem aprender a gostar de grãos integrais saudáveis, frutas e vegetais, especialmente se elas têm um gosto bom", disse o professor de Harvard Eric Rimm, autor sênior do estudo.