Poluição do ar pode ser fator que provoca câncer, segundo OMS

Apesar da possibilidade de variação considerável na composição da contaminação do ar e dos níveis de exposição, a agência destacou que suas conclusões se aplicam a todas as regiões do mundo

por AFP - Agence France-Presse 17/10/2013 10:33

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Beto Novaes/EM/D.A Press
As conclusões se aplicam a todas as regiões do mundo (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quinta-feira (17/10) que catalogou a poluição do ar exterior como fator cancerígeno para os seres humanos. "O ar que respiramos tem sido contaminado por uma mistura de substâncias que provoca câncer", afirmou o doutor Kurt Straif, da Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês).

"Agora sabemos que a contaminação do ar exterior não apenas é um risco maior para a saúde em geral, mas também uma causa ambiental de mortes por câncer". "Os especialistas concluíram que existem provas suficientes de que a exposição à poluição do ar provoca câncer de pulmão. Também notaram uma associação com um risco maior de câncer de bexiga", destacou a IARC em um comunicado.

Apesar da possibilidade de variação considerável na composição da contaminação do ar e dos níveis de exposição, a agência destacou que suas conclusões se aplicam a todas as regiões do mundo. Os dados mais recentes da agência mostram que em 2010 mais de 223.000 pessoas morreram de câncer de pulmão relacionado com a poluição do ar.