Greenpeace denuncia produtos tóxicos em roupas infantis de marcas famosas

A organização de proteção do meio ambiente, explicou em um comunicado que ao analisar 82 produtos de doze marcas encontrou em todos eles produtos químicos prejudiciais à saúde

14/01/2014 13:42

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
O Greenpeace afirmou nesta terça-feira em Pequim, China, que detectou produtos químicos perigosos em roupas infantis comercializadas por marcas famosas de vestuário infantil como Disney, Adidas e Burberry.

O relatório “A Little Story About the Monsters in Your Closet” (“Uma pequena história sobre monstros no seu armário”, em livre tradução) mostra os resultados de testes feitos em 82 produtos de 12 marcas da indústria, incluindo GAP, Nike e American Apparel. Foram detectados elementos químicos em roupas de todas as empresas.

Nas análises, foram encontrados altos níveis de substâncias como PFOAs, Phthalates e NPEs – elementos tóxicos que, durante o processo de produção, estão sendo irresponsavelmente descartados no meio ambiente, e que podem gerar impactos nos sistemas reprodutivo, hormonal e imunológico dos seres humanos.

“Em qualquer parte do mundo, comprar roupas infantis livres de substâncias químicas virou um pesadelo. De Pequim a Berlim, esses elementos estão poluindo nossos cursos d’água”, afirmou Chih An Lee, do Greenpeace no sudeste asiático. “É urgente que a indústria da moda deixe de usar essas substâncias em sua produção, para o bem da atual e das próximas gerações. Pais, fãs de moda e comunidades locais podem ajudar a colocar um ponto final nisso, exigindo das marcas que parem a poluição”, declarou ainda.

Chih An Lee lembrou que algumas marcas famosas já começaram a caminhar para uma produção mais limpa graças à mobilização de pessoas no mundo inteiro.

Os itens analisados foram fabricados em doze regiões ou países, e um terço deles na China. O Greenpeace está pedindo ao governo do país que colabore para que essa indústria deixe de usar e descartar essas substâncias no meio ambiente. É urgente que seja publicada uma lista negra dessas substâncias e que a indústria ofereça mais transparência sobre esses processos.

Não é a primeira vez que o Greenpeace acusa grandes fabricantes de vestuário. Nos últimos dois anos, ele publicou vários estudos que indicam a presença de produtos químicos que podem causar câncer e distúrbios hormonais em produtos de marcas como Zara, Calvin Klein, Levi's e Li Ning.

(Com informações da AFP e Greenpeace Brasil)