Prana balls tem ajudado quem quer relaxar da correria do dia a dia

Atividade combina princípios do alongamento e da respiração

por Revista do CB 12/10/2013 11:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Zuleika de Souza/CB/D.A Press
Nas aulas de prana balls, bolas similares às de pilates são usadas para executar os exercícios (foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
Relaxamento, flexibilidade, força e postura corporal são alguns dos objetivos da modalidade prana balls, que usa bolas similares às de pilates para realizar exercícios de alongamento e relaxamento, sempre coordenados com músicas suaves. A modalidade foi idealizada pensando na estressante rotina das grandes cidades, trazendo um momento de relaxamento e autoconhecimento ao dia a dia do praticante.

Para a instrutora Luciana Bim, apesar de vários outros benefícios, até mais palpáveis, o maior ganho que o prana balls traz para o praticante é o intenso relaxamento. “Além da trilha sonora relaxante, o fato de o alongamento ser feito na bola e não no chão, faz muita diferença. A bola não é limitante como o chão, você tem uma circunferência na qual seu corpo se adapta e realiza movimentos de abrangência muito maior”, diz a professora.

Ainda segundo Luciana, essa técnica de alongamento nas bolas traz resultados únicos, devido à possibilidade de o corpo se acomodar sobre a bola. “Com o corpo relaxado sobre a bola com o peito para cima, a pessoa abre o pulmão, respira, deixa a musculatura ‘diluir’. Além de relaxante, o ganho de flexibilidade e alongamento muscular é enorme”, completa.

Anísio Nogueira e a mulher, Simone Ferreira, ambos advogados, aderiram à modalidade juntos, há cerca de oito anos. Cada um tinha uma queixa física. Os dois conseguiram se livrar dos incômodos com a ajuda do prana balls e, assim, continuarem a exercer as atividades cotidianas, que estavam prejudicadas pelas dores.

Simone sofria com dores muito fortes na coluna devido à quantidade de horas sentada em frente ao computador. “Minha postura era muito ruim. Quanto mais sentia dores, mais mudava minha postura na cadeira”, conta. Quando a situação já estava muito ruim, a advogada resolveu procurar uma aula de alongamento. Já Anísio é praticante frequente de tênis, esporte de extremo impacto para as articulações. “Depois de jogar dois anos com dores muito fortes no joelho, não tive outra escolha a não ser buscar algum auxílio”, relembra.

De acordo com Luciana Bim, a modalidade não tem contraindicações, uma vez que os exercícios podem ser voltados para cada pessoa e suas limitações. “Existem alguns movimentos que são limitados devido a condições de cada aluno, então não mexemos demais com a área afetada”, explica. E completa: “Penso que, dependendo da patologia do aluno, podemos trabalhar com moderação, mas não acredito na contraindicação”.

Depois de algum tempo praticando o prana balls, o casal conseguiu reverter seus problemas físicos, além de adquirir gosto por uma nova atividade. “Depois de alguns meses de aula, parei de sentir qualquer incômodo no joelho e pude desenvolver muito mais minhas habilidades no tênis. Além disso, melhorei meu humor, minha disposição. Essa aula só não cura feiura”, brinca Anísio.

Já Simone exalta o alongamento promovido pela modalidade, e aproveita a nova forma física sem dores. “Hoje em dia, não sinto dor alguma na coluna, e, por ser uma dor que me limitava muito, agradeço à modalidade. Porém, mais do que isso, tive uma grande melhora na minha postura e na minha disposição de uma forma geral.”

Para Luciana, um outro ponto positivo do prana balls é a forma como o alongamento é feito. A professora explica que, como a modalidade faz o alongamento por meio do relaxamento, o exercício é de absorção mais fácil para o corpo, pois é normal que o aluno comece com músculos tensos e travados. “Como realizamos o alongamento ao mesmo tempo que relaxamos o músculo, a atividade é muito mais bem aproveitada por aquelas pessoas que acabam tendo problemas físicos devido ao desgaste da rotina”, diz ela.