Suplementos podem beneficiar pessoas comuns que fazem alguma atividade física

Produtos repõem nutrientes consumidos pelo organismo durante o exercício

por Estado de Minas 09/09/2013 11:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
 Indicados normalmente para atletas, os suplementos alimentares também podem beneficiar pessoas comuns que praticam atividade física. A nutricionista clínica e esportiva Fernanda Alves, do Centro Mineiro de Estética e Saúde (Cemes), em Belo Horizonte, esclarece que os produtos repõem nutrientes consumidos pelo organismo durante o exercício.

ARTE: EM/D.A Press
Quando ingeridos de maneira correta, eles oferecem uma série de benefícios para a saúde (foto: ARTE: EM/D.A Press)
Por isso, quando são ingeridos de maneira correta, eles oferecem uma série de benefícios para a saúde, desde a prevenção, controle e eliminação de doenças até a melhora no desempenho. Veja a seguir quais são os principais tipos de suplementos alimentares, mas lembre-se de que o consumo por conta própria pode provocar sintomas indesejados, entre eles náusea, aumento da pressão arterial, flatulência, diarreia, dor de cabeça, confusão mental e amnésia.

  • Repositores hidroeletrólitos: regulam a manutenção dos líquidos corporais durante a prática da atividade física.
  • Energéticos: cuidam da reposição de energia durante o treino, pois têm como base carboidratos e açúcares.
  • Alimentos proteicos: como o próprio nome define, eles são ricos em proteína. O aumenta da ingestão desse nutriente auxilia na hipertrofia muscular. 
  • Alimentos compensadores: visam à adequação dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) na dieta dos praticantes de atividade física. 
  • Aminoácidos de cadeia ramificada ou BCAA: fornecem energia para os atletas. 
  • Extratos funcionais: são substâncias que agilizam reações de estímulo do metabolismo corporal, como, por exemplo, cafeína, glutamina e óxido nítrico.