Dificuldade em dormir é o grande mal atual

Bons hábitos, exercícios, homeopatia e ioga podem ser aliados do sono

por Humberto Siqueira 23/05/2013 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Euler Junior/EM/D.A Press
Anna Sylvia Vidigal, da Deha Bem Estar, diz que meditar ajuda a acalmar a mente (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Muitos fatores decisivos em nossa vida são uma balança entre duas forças, como comer bem ou mal, ser proativo ou preguiçoso. Ou se tende para um lado ou para o outro. Dormir bem também é uma questão de equilíbrio entre sono e vigília. Essa é a opinião de Dirceu Valadares, psiquiatra especialista em sono, diretor da Clínica do Sono e presidente da Fundação Nacional do Sono (Fundasono).

Para o especialista, a dificuldade em adormecer ou manter um sono contínuo aparece com o estresse ou se há alguma “ameaça” na cabeça. “É um problema que atinge cerca de 30% da população mundial. O tratamento deve buscar melhorar as condições do paciente para evitar a insônia, como evitar discussões sobre temas delicados à noite. Por outro lado, a atividade física é recomendada. Ao gastar energia, o corpo vai entender que o dia seguinte será puxado, e buscará se resguardar com uma noite bem dormida.”

Um quarto escuro e silencioso e uma rotina bem definida são ferramentas importantes. “Se você educa seu corpo a um horário, é provável que o sono venha naturalmente. É importante ter em mente que os problemas fazem parte da vida. Alguns estão ao nosso alcance de resolver, mas outros escapam ao nosso controle. São de responsabilidade de terceiros. Aceitar isso contribui para um sono mais tranquilo.”

Buscar equilíbrio e paz interna é um exercício que demanda prática. “É como andar de bicicleta. As pessoas podem encontrar algumas dificuldades e percalços pelo caminho, mas se persistirem alcançarão o sucesso. Então, para buscar essa serenidade, a pessoa pode se perguntar todos os dias antes das refeições por exemplo se está tranquila”, orienta. Uma leitura amena e alimentação leve e sem cafeína também são fatores que contribuirão para o descanso. “São nove semanas para se criar um hábito.”

Já na linha homeopática, acredita-se que os sintomas das doenças aparecem por termos uma predisposição. Herdamos essa tendência de nossos pais, avós, bisavós e demais antepassados. Essa tendência é determinada por um desequilíbrio, também herdado, na energia que impulsiona a vida e cuja natureza se parece com a do eletromagnetismo.

Segundo a médica homeopata Isabel Horta, “qualquer sintoma, de qualquer doença, é hereditário. A insônia pode ser provocada por dores, distúrbio cerebral, má digestão e ansiedade ou angústia causadas por problemas comuns, mas aos quais reagimos exageradamente, por meio de desequilíbrios energéticos”.

Segundo Isabel, para se livrar permanentemente da insônia e não ficar dependente de medicamentos, o melhor é associá-los ao tratamento da raiz de todos os males. “O medicamento homeopático constitucional não só trata como previne o aparecimento de sintomas provenientes de todas as suas tendências ao desequilíbrio herdadas”, informa.

ALTERNATIVA
O ioga e a massagem dão conforto a um grupo considerável de pacientes quando o assunto é insônia. Quem garante é Anna Sylvia Vidigal, sócia da Deha Bem Estar. “Tanto a ioga quanto a massagem ayuvérdica ativam os pontos marma, por onde circula energia no nosso corpo. Essa energia vital precisa circular sem barreiras. Com isso, nosso corpo ganha na sua defesa.”

Outra ferramenta que auxilia no processo é a atenção à respiração, típica da ioga. Ao perceber a própria respiração, a pessoa pode atentar se o está fazendo corretamente, se está muito curta ou completa, que é aquela onde o diafragma é expandido. “No nosso entendimento, a insônia ataca aqueles com a mente agitada. O natural da nossa memória é pensar no passado ou futuro, e isso pode ser a causa da agitação. Focar na respiração ajuda a frear essa tendência natural da memória e acalmar. Esse processo de meditação da ioga traz a concentração para o momento presente.”

Repetir um mantra, como o tradicional “On na ma shivaya”, fazer uma oração ou imaginar uma luz de vela funciona para desviar a mente de vagar entre passado e futuro. “Com o tempo, o praticante vai compreendendo essa técnica de esvaziar a mente e a capacidade de meditar ganha força. Para quem não tem prática e quer se acalmar, um bom exercício é inspirar contando até três e expirar contando até seis, ou inspirar até quatro e expirar até oito, procurando perceber o movimento que a respiração causa na coluna vertebral e estufando a barriga, para uma respiração completa”, ensina.

A massagem shirodhara é mais um recurso do qual Anna lança mão para tratar seus pacientes. “Colocamos um fio de óleo quente na testa. Esse calor atinge o hipotálamo e acalma o cérebro, conduzindo a pessoa para um estado de meditação”, afirma. Já a massagem abhyanga usa o óleo no corpo todo.

Marco Victor Hermeto, médico, de 44 anos, sofreu por um bom tempo com a insônia e só superou o problema com a meditação. “Comecei a praticar ioga por outros motivos, mas acabei percebendo um enorme benefício na qualidade do meu sono. Antes não dormia bem, era agitado, levantava no meio da noite. Com a meditação, passei a dormir menos tempo, mas são seis horas que me deixam recuperado para o dia seguinte.”

Fique atento


» Limite o consumo de cafeína
» Adote uma rotina. Horário para suas atividades do cotidiano podem estabelecer um ótimo remédio para a insônia. Deitar-se e levantar-se todos os dias no mesmo horário diminui suas chances de não conseguir dormir
» Procure relaxar antes de ir para a cama. Ouça música calma, leia um pouco, assista a um filme, converse
» Tome um banho morno antes de deitar;
» Chás como os de camomila, erva-doce e erva-cidreira têm ação relaxante e são boas indicações
» Certifique-se de que não há claridade no quarto e de que a temperatura é agradável. Mesmo pouca luz pode atrapalhar o sono de algumas pessoas
» A dificuldade na concentração ou na hora de tomar decisões, a sensação constante de cansaço e inclusive a depressão são consequências de noites maldormidas
» Não vá para a cama sem sono. Investigue a que horas você apresenta seu primeiro cochilo à noite. Procure deitar nesse mesmo horário na noite seguinte
» Não fique controlando as horas, isso pode acentuar a sensação de não dormir
» Caso não durma após 30 minutos deitado, levante-se. Ficar na cama acordado pode aumentar a ansiedade, a irritação e a insônia, em consequência. Procure se distrair com alguma atividade tranquila e depois, mais cansado, volte para a cama. Repita o esquema, se necessário