Shakira pode ser julgada por fraude fiscal, após recurso negado na Justiça

Cantora contestou a alegação de fraude da Justiça espanhola, afirmando que não residia no país durante o período reclamado

Muka Oliveira 26/05/2022 16:31
Reprodução
A cantora colombiana Shakira (foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (26/05), a Justiça da Espanha negou o pedido da colombiana Shakira, de 45 anos, para que fosse arquivada a ação por suposta fraude fiscal de 14,5 milhões de euros (cerca de 74 milhões de reais) cometida no país.

De acordo com a cantora, os exercícios fiscais reclamados pela Justiça espanhola não podem ser considerados, já que ela estava residindo nas Bahamas e não na Espanha durante o período a ser julgado.

Entretanto, o Tribunal Provincial de Barcelona contestou a alegação da cantora em despacho publicado nesta tarde. "Com os dados disponíveis sobre seu trabalho cabe considerar que a recorrente era residente habitual na Espanha", destacou.

Shakira é acusada de sonegar seus impostos de renda sobre seu patrimônio nos anos de 2012, 2013 e 2014, totalizando seis delitos fiscais segundo a promotoria espanhola, o que somaria cerca de 14,5 milhões de euros, que deixaram de ser arrecadados pelo país.

Já a cantora contesta a alegação do Tribunal Provincial de Barcelona, afirmando que vivia na Espanha desde 2011 quando iniciou o seu relacionamento com o jogador de futebol Gerard Piqué, mas que manteve sua residência fiscal nas Bahamas até 2015.

MAIS SOBRE MUSICA