Terrine de figo é opção simples e elegante de sobremesa para a ceia de natal

Caderno 'Degusta' convidou mulheres para compartilhar o cardápio da ceia. Veja a sugestão da empresária Beatriz Faria Borges da Costa e reveja as outras dicas

por Marianna Rios 22/12/2013 10:52
Entre as mulheres convidadas pelo caderno 'Degusta' para compartilhar com os leitores seus sabores natalinos está a empresária Beatriz Faria Borges da Costa, de 63 anos. Sua história com a cozinha é antiga, remonta aos tempos de infância. Desde pequena, ela diz, era o lugar da casa que mais a fascinava e de onde não queria sair. “Vivia perto da cozinheira, ajudando-a a descascar legumes, e me encantava vendo-a fazer a massa de macarrão para o almoço de domingo”, relembra, com alegria, sem esquecer nem mesmo dos fios de massa dependurados num canto da cozinha secando de sábado a domingo e ela já imaginando a macarronada sagrada que viria em seguida.

Leandro Couri/EM/D.A Press
Terrine de figo com leite condensado (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
A gastronomia ocupa lugar de destaque nas memórias afetivas de Beatriz, que nunca se esqueceu nem mesmo do primeiro bolo feito por ela e a prima Flávia: o famoso e gostoso bolo de Coca-Cola. A iguaria simples acompanhou não só a adolescência delas, mas as de muitas meninas por aí afora. Quem nunca comeu um bolo de Coca-Cola? Lembranças à parte, a empresária não se contentou somente com as incursões divertidas e despretensiosas daqueles anos do passado. Os ensinamentos empíricos recebidos dentro de casa foram importantes e apaixonantes, mas não lhe bastaram. Beatriz, como dizem, correu atrás.

Buscou se aprimorar, desenvolver o gosto natural com lições mais técnicas sobre o assunto e procurou gente bacana do ramo, conhecida na cidade pelos talentos gastronômicos, e também aprendeu com mestres de fora. “Fiz todos os cursos de Maria do Carmo Leste ao ficar noiva, aprendi muito também com Etiennete, uma francesa de passagem por Belo Horizonte Nilzinha Nogueira, Dadeth foram outras mestras e Humberto Passeado, onde estudei por 15 anos, entre tantos outros”, diz.

Leandro Couri/EM/D.A Press
Beatriz Faria Borges da Costa (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Não bastasse o afã por um aprendizado vasto e diversificado, Beatriz ainda comprava todas as revistas de cozinha que via pela frente – e, confessa, até hoje adora esse mundo da gastronomia, seja na literatura ou no fogão. Também faz parte da sua rotina até hoje testar receitas, visitar restaurantes novos e compartilhar conhecimentos e dicas descobertas. Numa página eletrônica que mantém com outras pessoas, promove o intercâmbio de informações. “Temos até o olhar de uma ‘petit chef’, Camila, minha neta de 11 anos, já interessada e seguindo os passos, ela contribui conosco enviando suas dicas”, conta a avó, orgulhosa, dizendo ainda que está sempre aprendendo e testando receitas novas no almoço de família aos sábados em sua casa.

E no Natal não é diferente. Beatriz, se preciso, vai numa boa para a cozinha. De família numerosa, cerca de 70 pessoas, ela opta por pratos mais tradicionais para agradar ao paladar de todos, tudo para não correr o risco de alguém não querer experimentar as delícias que prepara. Sendo assim, ela sugere aos leitores do Degusta uma ceia com menu tradicional e uma receita que, de tão simples, tem até gosto de Deus.

CARDÁPIO

Aguçando o paladar

- Gaspacho de cenoura
- Canapés de cebola
- Damascos, tâmaras, avelãs, cerejas
- grana padano e outros

Principal


- Salada primavera – folhas ariadas, tomatinho, queijo roquefort e nozes, com
redução de balsâmico

- Canelone de queijo e presunto

- Camarão no champanhe e maçãs

- Pernil, farofa de ovos; purê de castanhas portuguesas

- Arroz branco

Sobremesa

- Torta de nozes com baba de moça (sugiro entrar na onda e fazer nakedcake – torta sem a cobertura)
- Bolo de sorvete crocante;
- Terrine de figos com calda de leite condensado

RECEITA:

Terrine de figos com calda de leite condensado
(serve 10 pessoas)

Ingredientes:

20 figos inteiros e descascados
500ml de leite condensado

Modo de fazer:
Colocar os figos dentro de uma fôrma, apertando bem. Levar à geladeira por no minimo quatro horas. Na hora de servir, desenformar e cobrir com o leite condensado.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA