
saiba mais
Uma gastrônoma assumida, Sandra conta que seu contato com a culinária se deu na cozinha de sua mãe, que era uma cozinheira e doceira de mão cheia. Ainda pequena, ela queria fazer as tortas que a mãe fazia, até que aprendeu sua primeira receita: uma torta de limão, “aquela comum, que todo mundo conhece”, diz achando graça. O pai, discreto, só contou depois o tanto que a torta havia ficado ruim. “Eles comiam e me estimulavam, dizendo que era a melhor de todas”, relembra. Sandra afirma ter uma lembrança olfativa muito forte e que isso chega aemocioná-la.
Ao longo da vida, estudos e outros interesses a fizeram se distanciar da culinária. Mas, como tudo que se guarda com paixão, um dia volta. Depois de casada, mesmo trabalhando, sempre gostou de se aventurar entre as panelas e o fogo. Percebia que faltava a técnica, então resolveu fazer um curso com a falecida Vânia Misk, que foi uma excelente profissional na cidade . Depois participou por 15 anos da turma de Humberto Passeado, mas, paralelamente, fez cursos com Ivo Faria. “Uma vez, atrevi-me a entrar num curso-relâmpago de Alain Passard”, comenta.
Quando Humberto Passeado resolveu, há alguns anos, interromper suas aulas, a turma que frequentava as aulas resolveu fazer um blog de culinária, para dividir com as pessoas as experiências, sabores e viagens. “O Conexão Sabor (www.conexaosabor.com.br) tem dado muito certo. É uma delícia compartilhar com as pessoas nossas novas descobertas gastronômicas”, diz. Sempre que pode, Sandra cozinha para a família e amigos. Eles exigem alguns pratos que adoram e isso a faz feliz, porque a mesa é momento de união e confraternização. No Natal, para os pais e filhos, prepara sempre um almoço. “Nossa família é pequena, mas não me furto a sempre reunir em torno da mesa. E o cardápio é o que segue”.
CARDÁPIO
Almoço de Natal
- Amouse bouches
- Canapés caprese
- Canapés de queijo brie e geleia
- Entrada
- Prato principal
(Acompanha batatas pequenas ao forno)
- Sobremesa
- Bolo invertido de ameixa fresca e blueberry com sorvete de baunilha
- Café e biscoito

Ingredientes
500g de camarão grande;
sal e pimenta-do-reino; folha de louro; fondor; galhos de salsa; azeite; 500g de lula; 300g de vieiras;
500g de tentáculos de polvo; 1 cebola; alfaces coloridas;
1 pimentão vermelho picado; 1 pimentão amarelo picado;
1 cebola grande picada;
3 tomates picados; salsa; suco de um limão
Modo de fazer
Cozinhe os camarões em água temperada com sal, pimenta-do-reino, fondor, folhas de louro e galhos de salsa. Escorra e reserve. Esquente uma frigideira, junte azeite e passe a lula e as vieiras, separadas, rapidamente. Cozinhe o polvo em panela de pressão com água, sal , 1 folha de louro,1 cebola inteira e um rolha,. Quando a água começar a ferver, coloque o polvo. Feche a panela e assim que a panela chiar conte 15 minutos. Pique o polvo em pedaços, os camarões ao meio e as vieiras, dependendo do tamanho, também são picadas. Misture tudo e reserve. Faça um vinagrete com pimentões, cebola, tomates e tempere com sal, limão e salsa. Misture aos frutos do mar e leve para gelar. Montagem: sirva dentro de uma folha de alface ou com folhas verdes acompanhado de pão francês.