Aprenda a fazer um pudim de nozes, receita do Especial de Natal do Degusta

A Receita é Eliana Lage, convidada do Degusta e apreciadora contumaz de doces

por Laura Valente 15/12/2013 10:20
Marcos Michelin/EM/D.A Press
(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)

Também convidada para participar do Especial de Natal do Degusta, Eliana Lage, 68 anos, não se fez de rogada. Afinal, é uma apreciadora contumaz de doces e, desde mocinha, batalhou para se tornar uma doceira de mão cheia. O aprendizado começou ainda na infância, quando frequentava, sempre curiosa, a cozinha da família, principalmente grudada à barra do vestido da avó materna, Nadina. “Com ela aprendi a fazer brownie, fatia de amendoim, biscoitos, bombocado, rocamboles e tudo o mais quanto era sobremesa.” Da época, lembra-se de uma receita inesquecível e guardada por ela a sete chaves, o bolo de Natal.

Eliana justifica o segredo: há cerca de 15 anos, por insistência de alguns amigos, produz doces artesanalmente sob encomenda. Geralmente, os produtos feitos na cozinha de casa mesmo, informalmente, são procurados como presentes para ocasiões diversas ou abastecem a mesa de chá ou café em eventos especiais como casamentos e batizados. Assim, não revela a receita da avó para não perder a “exclusividade”. Como dica para matar a curiosidade alheia, ela conta apenas quais são os ingredientes: “Muitas favas de baunilha, passas molhadas em vinho do Porto, tâmaras e figos”.

Apesar de extremamente saboroso, como ela garante, não é o bolo de Natal a receita “obrigatória” no almoço de família promovido por Eliana no dia 25 de dezembro desde que três filhas se casaram e assumiram novos compromissos para a noite da ceia. “Faço o pudim de nozes desde que aprendi a receita com Shirley Garzon, com quem fiz curso de culinária, ainda na época de solteira, há quase 50 anos”, conta. De preparo simples, a sobremesa (veja receita na página) reina à mesa e geralmente é servida acompanhada de nuvem de amêndoas, uma outra receita bem familiar para Eliana, porém de paladar menos doce. Uma acaba complementando a outra. “Faz muito bem quem prova as duas juntas. É um casamento perfeito”, sugere.

Além do curso com Shirley Garzon, Eliana também estudou culinária com Maria do Carmo Leste. Mais tarde, já a partir do negócio de produzir doces, ela frequentou cursos de decoração de sobremesas, geralmente ministrados em São Paulo. “Na minha juventude, muitas moças aprendiam a cozinhar em cursos. Naquela época, era comum aprender prendas domésticas antes de assumir uma nova família. Mas, na cozinha, só gosto de fazer receitas de doces, nada de sal”, assume. No entanto, é a dona de casa “com muito gosto e nenhuma frustração”, como revela, quem supervisiona as salgadeiras da casa, principalmente em ocasiões festivas.

Para o dia 25 mesmo, Eliana já definiu o que será servido no almoço, cujo prato principal é um belo pernil adornado por frutas como abacaxi e ameixa, com acompanhamento de molho de laranja ou de damasco. O menu será ainda composto por entradas leves (para não mascarar o apetite) e guarnições também especiais, como o arroz com amêndoas. Confira a seguir o cardápio completo e inspire-se para também fazer um almoço natalino com sabor de quero mais.

CARDÁPIO
para petiscar

- Queijo brie com geleia
de damasco

- Mix de queijos: gorgonzola,
grana padano e outros

Entrada
- Salada de folhas verdes
(alfaces variadas e rúcula)
com figos, lascas de
parmesão e nozes

Principal
- Pernil assado enfeitado com
abacaxi e ameixa e servido
com molho de laranja ou
damasco (à parte)

- Cuscuz marroquino

- Arroz com amêndoas

- Torta de queijo

Sobremesa

- Pudim de nozes

- Nuvem de amêndoas

PUDIM DE NOZES


Ingredientes


para uma fôrma: 12 gemas, 12 colheres de açúcar, 12 colheres de Nescau, 2 latas de leite condensado, a medida de 1 lata de leite, 300g de nozes moída. Para a calda: 1 xícara de açúcar e 1/2 xícara de água. Para decorar: nozes inteiras e cerejas a gosto.

Modo de fazer

Bata as gemas com as 12 colheres de açúcar até parecer uma gemada. Acrescente as 12 colheres de Nescau, as duas latas de leite condensado e o leite. Por último, acrescente as nozes moídas e só misture bem. Reserve. Faça a calda branca com o açúcar e a água, mas não deixe escurecer como a calda para pudim de leite (retire do fogo quando ganhar a cor de óleo de cozinha e der o ponto de fio). Use a calda para forrar uma fôrma com furo no meio, acrescente a mistura do pudim e asse em banho-maria em forno com a temperatura média por cerca de duas horas. Deixe para desenformar apenas no dia seguinte. Enfeite com lascas de chocolate, nozes inteiras e cerejas, ou como preferir.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA