Polícia abre inquérito contra Antônia Fontenelle por suposta xenofobia

'Esses Paraíbas fazem um pouquinho de sucesso e acham que podem tudo', escreveu a famosa

Reprodução/Instagram
Antônia Fontenelle (foto: Reprodução/Instagram)

A youtuber Antônia Fontenelle, apresentadora do canal "Na lata", será investigada pela Polícia Cívil da Paraíba por utilizar expressões aparentemente preconceituosas e xenofóbicas, ao criticar DJ Ivis.

O inquérito será feito na Delegacia Especializada de Crimes Homofóbicos, Raciais e Étnicos, segundo o UOL. O delegado que está à frente do caso, Pedro Ivo, declarou ao portal: "Expressões como 'paraibada', como 'esse Paraíba', são expressões que aparentemente caracterizam crime previsto no artigo 20 da Lei 7716 de 1989, a chamada Lei do Racismo, que prevê penas para condutas criminosas de intolerância em geral".

A polêmica começou quando Antônia comentou em uma publicação criticando o DJ: "Esses Paraíbas fazem um pouquinho de sucesso e acham que podem tudo", escreveu. Após críticas, ela resolveu explicar o que quis dizer: "Paraíba é força de expressão, quem faz 'paraibada', como por exemplo bater em mulher. Esses machos escrotos que ganham uns trocados e acham que podem tudo". 

Juliette veio à público, através das redes sociais, posicionando-se contra a atitude de Fontenelle, reforçando que este tipo de fala não é "força de expressão" e sim "xenofobia". 

"Não é força de expressão, é xenofobia. Não existe 'ser Paraíba' e 'fazer paraibada'. Existe ser PARAIBANA/O, o que sou com muito orgulho. Tire seu preconceito do caminho, que vamos passar com a nossa cultura e não vamos tolerar atitudes machistas e xenofóbicas de lugar algum"

Juliette Freire

Antônia não gostou de ser contrariada pela ex-bbb, realizando uma live pelo youtube, que durou 15 minutos, respondendo a maquiadora.  

"O certo, como mulher, se você fizesse jus à oportunidade que Deus te deu, de ter mais de 30 milhões de pessoas te seguindo, é que você viesse como mulher execrar a atitude desse macho escroto e agressor de mulher"

Antônia Fontenelle