Diretor de Rust foi demitido de filme anterior por acidente semelhante

Dave Halls já tinha sido despedido de Freedom's Path após acidente com arma

Divulgação/Instagram/Montagem
Diretor-assistente de Rust, Dave Halls e o ator Alec Baldwin (foto: Divulgação/Instagram/Montagem)

O diretor-assistente Dave Halls foi identificado como o profissional que entregou ao  ator   Alec Baldwin a arma que matou com um  disparo acidental , na última quinta-feira (21/10), Halyna Hutchins diretora de fotografia  do filme Rust . O diretor Joel Souza  também ficou ferido no ombro, mas sobreviveu.
 
Entretanto, essa não foi a primeira vez em que o profissional esteve envolvido em um acidente com uma arma com munição em um set de gravação.

Em 2019 , Dave  trabalhava como assistente de direção de Freedom's Path quando uma arma disparou inesperadamente no set e fez um membro da equipe do longa se retrair com a explosão, interrompendo a produção.

De acordo com as informações da CNN , o profissional de som precisou ser avaliado por um médico no set e encaminhado para um tratamento hospitalar. Ele retornou à produção alguns dias depois. Já o diretor foi demitido imediatamente da produção.

"Halls foi retirado do set imediatamente e a arma cenográfica foi descarregada. A produção não voltou até que Dave estivesse fora do set. Um relatório sobre o incidente foi feito e registrado na época", afirmou a produção Rocket Soul Studios ao canal americano.

"No final da produção no dia, Dave Halls foi oficialmente demitido e a razão da demissão foi dada a ele. Dave estava muito arrependido pelos acontecimentos, e entendeu o motivo de ser demitido. Um novo assistente de direção, assim como um novo especialista em armas foi contratado para o período principal das filmagens. A produção do filme terminou com sucesso", disse a empresa à CNN .

Segundo a emissora, as queixas contra o diretor-assistente incluem também, além de desrespeito aos protocolos de segurança para o uso de armas e pirotecnia, vias e saídas de incêndio bloqueadas. Além de casos de comportamento sexual impróprio com colegas no local de trabalho.

Maggie Goll , fabricante de armas cenográficas e licenciada em pirotécnia pela Aliança Internacional de Teatro e Funcionários de Palco ( IATSE) , revelou que Halls negligenciou a realização de reuniões de segurança e sempre falhou em comunicar para o elenco a presença de arma de fogo no set, quando trabalharam juntos em 2019 na série Into the dark , da plataforma de streaming Hulu .

"Em uma ocasião, um pirotécnico licenciado chegou a sofrer um acidente durante filmagens e Halls pediu que a gravação continuasse", declarou Maggie

"Eu disse a ele que eles eram livres para filmar o que quisessem, mas que não haveria fogo ou faíscas, etc. até que o médico, o oficial de segurança contra incêndios e todos os meus companheiros estivessem em segurança no set".

Maggie Goll

A pirotécnica também afirmou que escutou relatos de vários colegas de que o assistente estaria realizando toques "indesejados e desnecessários".

"No meu primeiro dia de volta à série, outro membro da equipe me disse para 'tomar cuidado' com Dave, dizendo que ele estava fisicamente muito familiarizado com a equipe, apesar de muitas rejeições e reclamações sobre toques indesejados e desnecessários. Nada muito extremo, mas os membros da produção de todos os gêneros e disposições estavam ficando desconfortáveis com os toques de Dave em suas costas, cintura, ombros, etc", declarou.

MAIS SOBRE CINEMA