Relembre acidentes graves que aconteceram em sets que assustaram Hollywood

Duro de Matar, O Corvo, Kill Bill, Truque de Mestre, Missão Impossível, Resident Evil e Harry Potter são algumas das produções que marcaram pelas tragédias

Reprodução/Divulgação/Montagem
Uma Thurman em cena de Kill Bill, Daniel Radcliffe em Harry Potter e Milla Jovich em cena de Resident Evil (foto: Reprodução/Divulgação/Montagem)

Alec Baldwin disparou acidentalmente nesta quinta-feira (21/10) uma arma no set de filmagem de Rust, filme estrelado por ele, causando a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins e ferindo o diretor do longa, Joel Souza.
 
O episódio ocorreu no Rancho Bonanza Creek Ranch, em Santa Fé, locação famosa nos Estados Unidos.

Halyna foi levada de helicóptero para o Hospital da Universidade do Novo México em Albuquerque, mas não resistiu aos ferimentos.

Joel foi levado de ambulância ao Centro Médico Regional Christus St. Vicent, em Santa Fé. O diretor já recebeu alta e está em casa.

Os agentes confirmaram que uma arma cenográfica, semelhante a uma arma de fogo normal, foi disparada pelo ator e produtor Alec.

Hollywood tem uma longa história de acidentes no set, não é de hoje que os bastidores viram notícia por causa de tragédias.

Alguns filmes podem ser lembrados mais pelos incidentes e casos trágicos do que pela própria história em si.

Confira, abaixo, uma lista de acidentes durante filmagens de famosos longas-metragens.

Duro de Matar (1988)

A franquia Duro de matar fez de Bruce Willis um dos atores mais conhecidos do gênero de ação, no entanto, durante as gravações o ator quase ficou surdo.

No longa, o astro gravou uma cena em que atira debaixo de uma mesa e o som extremamente alto do disparo causou danos auditivos permanentes. Bruce acabou perdendo dois terços da audição do ouvido esquerdo.

O Corvo (1993) 

Durante as filmagens de O Corvo, Brandon Lee, filho do artista marcial Bruce Lee (1940-1973) recebia um tiro, mas a arma utilizada por Michael Masse continha munição de verdade em vez de uma bala de festim. 

O ator foi baleado no peito, chegou a ser levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O artista promissor tinha apenas 28 anos.

Kill Bill (2003) 

No filme Kill Bill, do diretor Quentin Tarantino, a atriz Uma Thurman sofreu um acidente de carro que esmagou seus joelhos.

A atriz, na época, revelou ao cineasta ter medo de dirigir e tentou filmar a cena confiando nas instruções, dadas pelo diretor.

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2007)

Batman, O Cavaleiro das trevas também teve acidente fatal em seu set de gravações.

Durante o ensaio de uma cena, Conway Wickliffe estava realizando um teste em uma instalação de efeitos especiais dentro de um carro utilizado para as filmagens e acabou colidindo contra uma árvore.

O profissional morreu no acidente e o especialista em efeitos especiais, Christopher Corbould, chegou a ser acusado de não garantir a segurança no set. Entretanto, foi inocentado por uma corte inglesa em 2011.

Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010) 

Daniel Radcliffe ganhou fama como o bruxo Harry Potter na série de filmes adaptados dos livros de J.K. Rowling.
Nas gravações do penúltimo filme da saga, o dublê do protagonista, David Holmes, sofreu um acidente e ficou gravemente ferido.

Durante uma cena de vôo, na qual caía no chão após uma explosão, ele foi jogado em uma parede, caiu no chão e ficou paralisado do pescoço para baixo.

Truque de Mestre (2013)

Uma das cenas mais marcantes de Truque de mestre excedeu a ficção. Durante as gravações, Isla Fisher, estava presa em correntes dentro de um tanque de água, para que um truque de mágica seja realizado, entretanto, ao tentar sair do tanque, uma das correntes se prendeu na roupa da atriz e ela começou a se afogar.

Isla ficou presa debaixo d’água por quase três minutos e enquanto se debatia no taque, a produção acreditava que não passava de uma atuação, visto que ninguém percebeu que a corrente tinha ficado preso. Felizmente, a artista acabou sendo retirada antes que se afogasse.

Star Wars: O Despertar da Força (2014) 

No seu retorno à saga o ator Harrison Ford, o herói Han Solo precisou fazer uma cirurgia após quebrar a perna, quando uma porta de metal hidráulica do cenário o atingir. O próprio diretor de Star Wars: O Despertar da força J.J. Abrans também se machucou ao tentar ajudar o astro.

O veterano precisou colocar uma placa no tornozelo e continuou o trabalho com o membro imobilizado.

Resident Evil: O Capítulo Final (2015) 

A dublê Olivia Jackson ficou gravemente ferida ao colidir com uma motocicleta contra a estrutura de uma grua no set de filmagens.

Por dois meses, a profissional ficou em coma induzido para se recuperar de um trauma cerebral. A atriz também acabou com o braço paralisado e posteriormente foi amputado.

Deadpool 2 (2017)

Durante as gravações do segundo longa, a equipe entrou em luto com a morte da dublê S.J. Harris
 
A profissional fazia acrobacias em sua moto, mas acabou perdendo o controle do veículo e foi arremessada contra a fachada de vidro de um prédio do outro lado da rua, em Vancouver, no Canadá. Ao cair, ela estava sem capacete de proteção, o que resultou na fatalidade.

Missão Impossível 6 (2018)

Tom Cruise é conhecido por dispensar o uso de dublês em cenas de ação. Entretanto, o galã hollywoodiano sentiu na pele e nos ossos a decisão de rejeitar o profissional.

Durante as gravações da mais nova sequência de ação, ao pular contra o parapeito de um prédio, Tom acabou fraturando o tornozelo e as gravações foram adiadas em nove semanas.

MAIS SOBRE CINEMA