Filme Marighella é alvo de campanha difamatória no IMDb

Longa acumula avaliações negativas no Internet Movie Database, que reúne informações de milhares de filmes, resultando em uma nota de 3,6/10

Divulgação/Globo Filmes
Marighella: Seu Jorge e o diretor Wagner Moura no set de gravações (foto: Divulgação/Globo Filmes)

Após diversos adiamentos, Marighella tem estreia nos cinemas brasileiros marcada para o dia 4 de novembro de 2021 .
 
Em um movimento cada vez mais comum em sites internacionais de avaliação de filmes, o  longa  dirigido por Wagner Moura sofreu ataques de avaliações negativas em massa antes mesmo de sua estreia.

No site Internet Movie Database ( IMDb ), que reúne informações técnicas sobre milhares de filmes e séries do mundo, o  filme  acumula mais de 45 mil avaliações, resultando em uma nota média de 3,6 de um total de 10.

As más avaliações em massa nada tem a ver com a qualidade da produção em si, já que muitas acontecem antes mesmo do seu lançamento.

Vale destacar que o mesmo já aconteceu com Capitã Marvel ( 2019 ), Pantera Negra ( 2018 ), Star Wars: Os últimos Jedi ( 2017 ) e Caça-Fantasmas  ( 2016 ), no agregador de críticas de cinema Rotten Tomatoes .

Depois disso, a plataforma eventualmente implementou medidas de segurança para comprovar a veracidade das avaliações dos usuários.

Essa é a segunda vez que a obra que conta a história de Carlos Marighella , deputado cassado que se tornou guerrilheiro durante a ditadura militar do Brasil, sofre ataques do tipo.

Em 2019 , o IMDb suspendeu a avaliação do filme que traz Seu Jorge interpretando o protagonista e apagou mais de mil críticas negativas publicadas na página do título.

De acordo com as informações do site O Povo , na época a ação foi coordenada por robôs coordenados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a nota média chegou a 2,8.   

Baseado na biografia Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo , de Mário Magalhães,   Marighella  também não havia chegado aos cinemas.

Ataques virtuais

Em entrevista ao portal Splash , do Uol , Wagner Moura comentou sobre os ataques ao filme.
 
"A repetição desse ataque desesperado ao filme é significativa do que tenho dito. Ela diz mais sobre o estado das coisas no Brasil, do que sobre o filme que fizemos", declarou.

"Gosto do fato de o filme incomodá-los ao ponto deles organizarem suas milícias digitais para dar notas baixas a uma produção que ainda não estreou. Mas, claro, sobretudo lamento termos que passar por isso. Da última vez o IMDB entendeu o que estava acontecendo e derrubou a ação dos robôs da milícia. Espero que o façam de novo".

Wagner Moura

 
Marighella , marca a estreia do ator na direção, que teve sua primeira exibição em 15 de fevereiro de 2019 no Festival Internacional de Berlim e em diversos eventos internacionais.
 
Desde então, tem sido alvo de diversas controvérsias devido à disputa entre apoiadores e difamadores da trajetória de Carlos Marighella . O político, que chegou a ser considerado o grande inimigo do regime, foi morto em 1969 .

Confira, abaixo, o trailer:

MAIS SOBRE CINEMA