
Graciele revela o motivo de afastamento entre Zezé Di Camargo e Luciano
O Dia da Independência do Brasil será celebrado em Brasília com o tradicional desfile cívico. O desfile contará com a presença do presidente Lula
O Brasil comemora os 201 anos de independência neste 7 de setembro com os tradicionais desfiles cívicos. O desfile em Brasília com início previsto para às 9h desta quinta-feira (07/09), contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e terá como slogan Democracia, Soberania e União.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) prevê que o evento reúna cerca de 30 mil pessoas. A segurança será reforçada em toda a área da Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três Poderes. Lula desfilará no tradicional Rolls-Royce aberto ao lado da primeira-dama Janja da Silva.
Manifestantes, políticos e até militares já mostraram muita criatividade e ousadia nos desfiles cívicos de 7 de setembro ao longo dos anos, que ganharam força por aqui com a proclamação da República, em 1889. A partir desse ano, os militares conquistaram proeminência na política nacional e passaram a incentivar festas "cívico-militares".
Confira, abaixo, curiosidades que já aconteceram nos desfiles de 7 de setembro:
Em 2013, o bundalelê de um jovem para um policial em Belo Horizonte foi o estopim de um confronto que terminou com vários detidos. Segundo o tenente-coronel Antônio de Carvalho, da Polícia Militar, em princípio somente o homem que fez bundalelê seria detido, mas outros 11 reagiram com pedras e balões de tinta contra os policiais, por isso, também foram conduzidos à delegacia. No local, houve nova confusão e os agentes usaram balas de borracha para dispersar o grupo.
Neste mesmo ano, o repertório da banda do Exército do Rio de Janeiro incluiu a canção Show das Poderosas, da cantora Anitta na concentração do desfile de 7 de setembro. As fardas não foram empecilhos para alguns militares mais empolgados, que não se intimidaram e quase foram até o chão com os versos do funk.
Na época, o assessor de imprensa do Comando Militar do Leste, coronel Roberto Itamar, explicou que a inclusão da canção foi uma maneira de aproximar o público dos militares. Espectadores filmaram a apresentação e publicaram o vídeo no YouTube. Na plataforma de vídeo, a escolha do hit da funkeira causou polêmica.
%uD83D%uDEA8ASSISTA: Internautas relembram quando ex-presidenta Dilma desfilou no 7 de setembro ao som de 'Show das Poderosas'. pic.twitter.com/HDJA5gJses
%u2014 CHOQUEI (@choquei) September 7, 2023
Também em 2013, um manifestante apelou ao bom humor na festa da Esplanada dos Ministérios, com um 'papudamóvel', referência ao Complexo Penitenciário da Papuda e ao carro utilizado pelo Papa em eventos. O itinerário: Congresso Nacional - Papuda.
Em 2018, Militares do Exército se envolveram em um acidente a caminho do desfile de 7 de setembro em Belo Horizonte. A moto em que eles estavam foi parar debaixo de um caminhão de verduras na avenida Tereza Cristina, no bairro Betânia.
Caídos no asfalto, o motociclista e o garupa reclamavam de dores e foram socorridos por moradores da região. De acordo com a Polícia Militar (PM), eles tiveram ferimentos nas pernas e foram levados para um hospital por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Em 2022, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), discursou na capital federal após o desfile de 7 de Setembro em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. Ao lado da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, Jair Bolsonaro disse aos homens solteiros que todos deveriam se casar. Logo na sequência, o político beijou a amada e, ao ouvir gritos dos que acompanhavam o discurso, puxou coro de "imbrochável, imbrochável, imbrochável".
%uD83D%uDEA8BRASIL: Há 1 ano, o então presidente Jair Bolsonaro gritava %u201Cimbrochavel%u201D para apoiadores no 7 de setembro.
%u2014 CHOQUEI (@choquei) September 7, 2023
Era um dos momentos mais tensos que a democracia brasileira passava. #7deSetembro pic.twitter.com/Ju8mQY7Emv