UAI

Hoje é mesmo aniversário do Lula? Confusão com datas movimenta as redes

Ex-presidente comemora dia do nascimento em dois momentos diferentes do mês de outubro por erro acontecido na infância

Divulgação Divulgação
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 27/10/2022 14:48
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Nesta quinta-feira, 27 de outubro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa 77 anos de idade. Em meio aos festejos, que acontecem na reta final da campanha eleitoral, uma confusão cerca o aniversário do candidato à presidência da República. Nascido em 27 de outubro de 1945, o petista carrega uma data de nascimento diferente nos documentos. Isso porque Lula foi registrado pela mãe, dona Lindu, no dia 6 de outubro.

Leia Mais

 

Natural da cidade de Vargem Comprida, no interior de Pernambuco - na época um distrito de Garanhuns. O presidenciável foi o sétimo dos oito filhos da família. Com poucos recursos financeiros, só conseguiu ser registrado anos depois com a data diferente do nascimento, junto a outros irmãos.

 

Enquanto não tinham o documento oficial, as crianças usavam o que se chamava de batistério, que comprova o batismo católico deles e tinha a data e local de nascimento. A história foi contada em uma série de tweets, postados no ano passado, pelo perfil oficial do Instituto Lula.

 

José Ferreira Silva, mais conhecido como Frei Chico, também comentou sobre a divergência de datas. Em uma entrevista à organização, o irmão de Lula explicou os contratempos para se obter uma cidadania na região durante a década de 40. Frei destacou ainda que só foi possível formalizar todos os familiares, inclusive a própria mãe, com a ida para São Paulo em 1952.

 

"Um dia minha mãe foi ao cartório em Santos registrar os filhos. Levou anotado todas as datas e os nomes. Mas acredito que ficou intimidada pela atitude da escrivã, que sugeriu mudar o nome da minha irmã, ali, na hora de Sebastiana para a Ruth, seu próprio nome em sua 'homenagem', e ela acabou se atrapalhando com tantas datas", disse o irmão.

 

O aniversário de Lula tem dado o que falar entre os internautas. O tema ficou entre os Trending Topics do Twitter. Dos 29 assuntos com maior repercussão na plataforma do passarinho, pelo menos seis eram ligados ao ex-presidente. Frases como "parabéns presidente Lula", "feliz aniversário" e "Luiz Inácio Lula da Silva", além das hashtags #LulaDay", #LulaPresidente13 e "#AniversárioDoLula" estiveram em alta pela manhã.

 

A comemoração de seu aniversário deve ser de maneira discreta, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Lula vai comemorar com um bolo ao lado de sua esposa Janja, familiares e amigos mais próximos. A festa deve ser discreta, já que o ex-presidente pretende descansar para o debate da TV Globo, que acontece na noite desta sexta-feira (28/10).

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp