F1 e Mercedes repreendem comentário de Nelson Piquet sobre Lewis Hamilton

A FIA também se manifestou após o vídeo em que o ex-piloto e tricampeão de Fórmula 1 usa um termo racista para se referir ao heptacampeão

Reprodução/Instagram
Lewis Hamilton no GP de São Paulo (foto: Reprodução/Instagram)

O uso de um termo racista por Nelson Piquet para ser referir a Lewis Hamilton gerou enorme repercussão e, nesta terça-feira (28/06), a Fórmula 1, Mercedes e a FIA (Federação Internacional do Automóvel) emitiram comunicados condenado as declarações do brasileiro contra o inglês após a divulgação de um vídeo em que o ex-piloto usa a expressão "neguinho" ao comentar tentativa de ultrapassagem sobre Max Verstappen no GP (Grande Prêmio) de Silverstone, na Inglaterra em 2021.

As organizações não citaram nome do tricampeão nas notas, mas ressaltaram o esforço de Hamilton para combater o racismo e aumentar a diversidade no esporte.

 

"A linguagem discriminatória e racista são inaceitáveis e não podem ter espaço na sociedade. Lewis é um incrível embaixador do nosso esporte e merece respeito. O esforço incansável dele para aumentar a diversidade e a inclusão é uma lição para muito e algo com que estamos comprometidos", ressaltou a nota da F1.

 

"Condenamos veementemente qualquer uso de falas racistas e discriminatórias. Lewis tem liderado os esforços para combater o racismo no nosso esporte e é um verdadeiro campeão de diversidade dentro e fora das pistas. Juntos, compartilhamos o desejo de um esporte diverso e inclusivo e esse incidente ressalta a importância fundamental de continuarmos nos esforçando para um futuro melhor", informou a Mercedes.

 

"A FIA condena veementemente qualquer linguagem e comportamento racista ou discriminatório, que não tem lugar no esporte ou na sociedade em geral. Expressamos nossa solidariedade a Lewis Hamilton e apoiamos totalmente seu compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor", diz o comunicado da FIA.

 

Confira, abaixo: 

A declaração de Piquet

Nelson Piquet usou o termo racista "neguinho" para se referir a Lewis Hamilton em uma entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira, do canal Motorsports Talk. O termo de cunho racista foi utilizado por Piquet em novembro do ano passado, mas só veio à tona recentemente.

 

"O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e deixou porque não tinha jeito de passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele é que só o outro [Verstappen] se f*deu", afirmou o veterano, ao comentar o acidente que envolveu o inglês e Max Verstappen, durante o GP de Silverstone, em 2021.

 

O acidente apontado por Piquet ocorreu enquanto Lewis da Mercedes e Max da Red Bull disputavam acirradamente o primeiro lugar na corrida. Após ter a roda traseira direita tocada pelo inglês, Verstappen perdeu a direção e se chocou contra o muro de pneus em Silverstone. O heptacampeão manteve a liderança até o final de etapa e garantiu a vitória. 

 

Vale destacar, que Piquet, de 69 anos de idade, é sogro de Verstappen, que namora a brasileira, nascida na Alemanha, Kelly Piquet.