Publicação racista de Mario Frias é removida pelo Twitter

Comentário de Secretário de cultura sobre Jones Manoel violou as regras da plataforma

Roberto Castro/ Mtur
Mário Frias, Secretário especial de cultura (foto: Roberto Castro/ Mtur)
 

O Secretário especial de cultura e ex-ator Mário Frias teve um post removido de seu twitter nesta quinta-feira (15/07) por violar as regras da plataforma. O comentário racista feito pelo político afirmava que o historiador Jones Manoel "precisa de um bom banho".

 

"Exigimos que o violador remova [o post] para que possa voltar a tweetar. Enviamos ao violador uma notificação por e-mail identificando o Tweet e quais políticas foram violadas. O violador precisará, então, passar pelo processo de remoção do Tweet ou recorrer à análise do Twitter se acreditar que cometemos algum equívoco", explica o código de regras do Twitter.

Reprodução/.Twitter
Tweet de Mário Frias foi deletado por violar as regras da plataforma (foto: Reprodução/.Twitter)
 

Tudo começou quando Jones Manoel, militante do PCB (Partido Comunista Brasileiro) usou suas redes para dizer que já "tinha comprado fogos" após ver a notícia de que o Presidente da República, Jair Bolsonaro, estava sendo transferido do Distrito Federal para São Paulo, por conta de um problema de obstrução intestinal.

 

Frias disse não conhecer Jones, que é seguido por mais de 130 mil pessoas no twitter e tem um canal no youtube com mais de 165 mil inscritos, e completou: "Realmente eu não sei. Mas se eu soubesse diria que ele precisa de um bom banho".

 

O militante respondeu: "Olha o ex-ator frustrado e atual fascista cometendo um crime de racismo diário". Após a repercussão do comentário de Frias, outros militantes confrontaram o bolsonarista por conta de sua colocação racista, como Bruno Kanela, liderança indígena do Distrito Federal do povo Kanela do Araguaia.

Para se defender, o Secretário disse: "Toda pessoa suja precisa tomar banho e não existe pessoa mais suja do que aquela que deseja e celebra a morte de um Chefe de Estado democraticamente eleito enquanto louva um genocida como Stalin".

 

'Não desejo nada de bom'

 

Jones Manoel respondeu ao ex-ator e disse que não tem obrigação de ter empatia pelo atual Presidente: "Não sou obrigado a ter empatia com fascista e genocida. Bolsonaro opera a morte do povo brasileiro. Debochou inúmeros vezes das números de mortes na pandemia. Ele e seus aliados estão há meses fazendo graça com shows de mortes. Não desejo nada de bom para esse fascista".