O que é o Ano do Boi?  

Entenda sobre a data do calendário chinês que viralizou na internet 

Reprodução / Instagram
Figurinhas do Ano do Boi nos stories do Instagram (foto: Reprodução / Instagram)
Alguns internautas notaram algo diferente ao entrar no Instagram nesta quinta-feira (11/2). A plataforma disponibilizou figurinhas e filtro oficiais com o símbolo do 'Ano do Boi’. A internet foi à loucura, a data ntrigou os usuários da rede social e gerou vários memes na web.
 
Acontece que, nesta sexta-feira (12/2), será iniciado o Ano Novo Chinês. Seguindo o Calendário Chinês, que divide em 12 signos representados por animais, em 2021 se inicia o 'Ano do Boi'. O Ano Novo Lunar é considerado pelos chineses o feriado mais importante do país.
A tradição chinesa conta que Buda convidou os animais para uma celebração, mas somente 12 atenderam ao pedido: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cachorro e Porco. Consequentemente estes foram transformados em símbolos da astrologia chinesa.  
 
Os últimos anos do Boi foram: 1913, 1925,1937, 1949, 1961, 1973, 1985, 1997 e 2009. Conforme a astrologia chinesa, o boi é um signo conhecido por sua determinação, disciplina e lealdade. A cada 12 anos, o mesmo animal se repete.   
 
Em um ano normal, esta seria uma das semanas com mais fluxo de tráfego no país. Entretanto, por causa da pandemia de Covid-19, terá menos comemorações.  
 
Para comemorar o feriado muitos familiares se encontram, uma tradição é trocar dinheiro em um envelope vermelho. Há diversas superstições relacionadas ao evento: não se deve lavar roupas, usar tesouras ou varrer o chão durante esses dias. E mulheres devem ficar em casa até o último dia de celebração.  
 
No entanto, como tudo no Brasil vira meme, internautas não entenderam o 'Ano do Boi' e se divertiram com as três opções de adesivos, filtro animado na câmera dos stories. A novidade está disponível para usuários no Android e iPhone.
 
Veja alguns memes: