Instagram: Mas afinal o que é Ramadã?  

Sem saber perfis do Instagram usam figurinhas do Ramadã e gera polêmica; saiba o que é o mês sagrado Islã  

Reprodução/Instagram Hal Al-Abbasi 
Figurinhas do Ramadã no Instagram (foto: Reprodução/Instagram Hal Al-Abbasi )
 
O Instagram lançou nesta semana, três novos stickers, conhecido popularmente como figurinhas para stories: uma lua crescente com estrelas; uma mesquita à noite; e um prato com tâmaras e chás. 
Também foi adicionado um destaque na barra de stories para quem usar as novas figurinhas. A novidade está disponível no aplicativo da rede de fotos para IOS e Android.   
 
Já é uma tradição da plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos, criar esse tipo de ferramenta para algumas festividades, seja em datas religiosas ou não. Já houve stickers próprias para o Natal, Dia do Orgulho LGBTQ+, para homenagear figuras importantes da ciência e tecnologia, entre outros. 
 
A mais recente foi no Ano Novo Chinês, quando a aba Ano do Boi foi adicionada e a rede social disponibilizou figurinhas e filtros oficiais com o símbolo do Calendário Chinês.   
 
Entretanto, este novo pacote de stickers não é apenas uma série de figurinhas fofas, ela foi inserida para comemorar o mês sagrado do calendário islâmico.  
 
O Instagram convidou a artista Hal Al-Abbasi, nascida no Bahrein, um pequeno país insular do Golfo Pérsico que contém 35 ilhas e ilhotas e faz fronteira com Irã, Catar e Arábia Saudita. Ela que criou os três stickers temáticos, de modo que os usuários possam participam da homenagem com postagens na rede social.  
 
No entanto, alguns usuários da rede em busca do popular ‘biscoito’ (gíria para quem quer chamar atenção para si na internet). Um sinônimo adequado seria o “querer confete”. Está usando as ilustrações da Hal Al-Abbasi em postagens que não tenha nenhuma relação com o islamismo.  
 
Até mesmo contas comerciais começaram a usar as figurinhas indiscriminadamente para promover conteúdos publicitários e conseguir mais engajamento. Entretanto, até fotos sensuais, o que é desrespeitoso para os adeptos do islã têm aparecido na barra de destaque. 
 
Veja abaixo, algumas postagens que geraram polêmicas: 
 
Mas, afinal o que é Ramadã?  
 
O Ramadã é o nono mês do calendário islâmico. O anuário islã é contado pelas voltas que a lua dá na terra, por esse motivo não coincide com o ano gregoriano, usado no ocidente.  
 
Ramadã é seu nono mês lunar, que em 2021 acontece de 13 de abril a 12 de maio. Durante 30 dias, entre o nascer e o pôr do sol, os mulçumanos reforçam as orações, intensificam a leitura do Corão e praticam jejum. A ideia é purificar corpo e mente, focando na oração espiritualidade e caridade. 
 
O respeito ao jejum e à oração está entre os cinco pilares do islã. Os outros envolvem recitar o credo “não existe nenhum deus além de Allah, e Muhammad é seu profeta”, orar cinco vezes ao dia na direção de Meca, realizar o zakat, a doação de 2,5% de seus lucros para os mais pobres e visitar Meca uma vez na vida, desde que se tenha condições para isso.   
 
Os praticantes do islamismo acreditam que o sacrifício reforça a proximidade com Allah e fortalece o espírito. Se a prática for prejudicial à saúde em algumas situações é possível substitui-la por doações de alimentos para pessoas carentes, ou cumpri-lo fora do período oficial.  
 
Veja abaixo os símbolos e o que cada stickers representa:  
Reprodução/Instagram Hal Al-Abbasi 
Figurinha do Instagram: lua crescente com estrelas   (foto: Reprodução/Instagram Hal Al-Abbasi )
 
Lua crescente com estrelas - Há discordância sobre o significado: pode representar as noites do período de jejum, quando ocorrem as refeições com os familiares. Também pode ser um símbolo do islamismo, inclusive usado em bandeiras de países com maioria muçulmana, embora os religiosos evitem essa ligação.  
Reprodução/Instagram Hal Al-Abbasi 
Figurinha do Instagram: uma mesquita à noite  (foto: Reprodução/Instagram Hal Al-Abbasi )
 
Mesquita à noite - É o templo onde os muçulmanos fazem suas orações e encontros religiosos.   
Reprodução/Instagram Hal Al-Abbasi 
Figurinha do Instagram: prato com tâmaras e chá  (foto: Reprodução/Instagram Hal Al-Abbasi )

Prato com tâmaras e chás - Alimentos comuns no Oriente Médio, tâmaras costumam ser consumidas para evitar a queda nos níveis de glicose durante o jejum.