BBB21: Liderança é teste para João provar que é estrategista, e não planta

Discreto e observador, o mineiro agora tem a oportunidade de expor a sua estratégia e se fortalecer no reality

Globo/João Cotta
Como um bom mineiro, o jogo do João é no estilo 'come quieto', em que preza pela discrição de suas opiniões e atitudes na casa. (foto: Globo/João Cotta)
João Luiz
conquistou a quinta liderança do reality e agora é a sua hora de mostrar para o que veio no BBB21. Sempre discreto, o professor terá um reinado para chamar de seu e a chance de se destacar no jogo. 

Como um bom mineiro, o jogo dw João é no estilo ‘come quieto’, em que preza pela discrição de suas opiniões e atitudes na casa. O fato de ele não ter se envolvido energeticamente nos conflitos da edição até então, fez com que alguns brothers o caracterizassem como planta, apelido dado a quem não faz nada no reality.
 
Aqui fora do programa, não foi muito diferente. Diante do seu comportamento passivo na casa, os internautas criaram a tese de que João seria um produtor infiltrado no programa para resolver pequenos conflitos e dar uns toques nos colegas de confinamento.
 
Em certa ocasião, o professor alertou Projota para parar de cantar a música do SBT. Em outra, ele impediu Camilla de Lucas de falar sobre o programa de cozinha ‘Masterchef’ e corrigiu: “Mestre do sabor!”. João também foi ironizado por Rafael Portugal, no quadro 'CAT BBB'. 

Mas não é bem assim. Quando teve a oportunidade, o brother jogou bem. Ele foi o responsável por atender o primeiro Big Fone da edição e indicou, sem pestanejar, três participantes direto para o Paredão: Arcrebiano, Thaís e Sarah. 

Além disso, João é bastante observador, o que lhe rendeu análises certeiras sobre o jogo até aqui. Agora, com a liderança, ele tem a oportunidade de expor a sua estratégia e se fortalecer no reality.

A expectativa é que o mineiro indique Projota direto para a berlinda. Nas duas últimas semanas, o rapper foi a sua opção de voto. O cantor não gostou de saber disso no 'dedo-duro' do último domingo (21) e, nesta semana, já planejava colocar o brother no ‘paredão de plantas’.
 
“O João é muito esperto, ele joga, joga com o coração, mas joga com a cabeça também. Só que o bom de João é que ele não mostra o jogo dele para os adversários. É correto, é a postura que um bom jogador tem que ter”, observou Gilberto. Sarah e Juliette disseram que acham ele um participante forte, pelo posicionamento carismático e coerente.

No ‘Encontro’ desta quinta-feira (25), a convidada Juliana Paes também elogiou a postura do mineiro no programa: “Eu não vejo ele como planta, nunca vi. Eu acho que ele é mais observador e, às vezes, essas figuras que são mais observadoras, que são menos de gritaria e de atritos, acabam passando como planta, mas será que esse não é um comportamento mais bacana?”. 

Na formação do próximo Paredão, no domingo (28), João Luiz tem em suas mãos a chance de continuar a eliminação do grupo de ‘vilões’ do BBB21, batizado de ‘Gabinete do ódio', e assim provar que, de fato, não é uma planta no jogo e cair nas graças do público. Será que ele vai passar no teste?


Planos frustrados 


João conquistou a liderança em um momento muito importante para ele no jogo. O professor foi considerado como ‘planta’ por alguns brothers e, por isso, entrou na mira do ‘paredão de plantas’, articulado por Projota.

Após a saída de Karol Conká, o rapper se sentiu ameaçado e decidiu mudar seu alvo para o que chama de jogadores "neutros" na disputa e afirmou que João Luiz estava com os dias contados na casa. Salve engano. No final, os seus planos foram frustrados com a coroação do professor como o novo Líder da semana, na noite desta quarta-feira (24). 

Projota não conseguiu esconder a sua insatisfação com a vitória do brother. No raio-x, ele desabafou: “Muito se fala 'não vá ao paredão', mas se vocês imaginassem o trabalho que dá não ir ao paredão... Você faz conta, espera a prova do líder e aí de repente o cara que votou em você ganha a liderança e agora você não tem poder nenhum e tem que ficar correndo atrás de uma maneira de não ir para o paredão. Atrapalhou todos os meus planos. De todas as pessoas possíveis dessa casa, quem menos podia ganhar o líder ganhou”, disse o rapper. 

Arthur, então, sugeriu que eles dormissem ao lado do Big Fone para tentar algum contragolpe no jogo. 
 
Eles não sabem, mas, de fato, o telefone da casa mais vigiada vai tocar neste sábado (27), durante o programa.  

MAIS SOBRE SERIES-E-TV/REALITIES