Chico Pinheiro sai em defesa do Carnaval e diz que Jesus estaria na folia

Jornalista falou sobre os preparativos da festa e revela entrar no fuso horário japonês para cobrir os desfiles das escolas de samba

Reprodução/TV Globo
Chico Pinheiro e Ana Maria Braga (foto: Reprodução/TV Globo)

Convidado da manhã desta terça-feira (19/04) do Mais você, da TV Globo, Chico Pinheiro, falou sobre o seu amor pelo Atlético Mineiro, levou até o mascote de seu time — o Galo — para fazer companhia ao filho de Louro José e comentou sobre um grande outro caso de amor: O Carnaval.

Escalado para cobrir a folia de 2022, o âncora do Bom dia Brasil falou sobre o preparo para fazer o evento, que neste ano acontecerá em abril, em função da pandemia da Covid-19.

 

Chico disse que é necessário mudar alguns hábitos e alterar seus horários, como, por exemplo, dormir das 7h até às 17h e almoçar às 19h."Como se fosse para o Japão", disse ele à Ana Maria Braga.

 

O jornalista também afirmou que visita todos os barracões para ver como estão os carros alegóricos e conversa sobre o enredo com os carnavalescos para entender melhor e se inteirar sobre tudo o que acontece nos bastidores das escolas de samba.

 

Durante o bate-papo, Ana Maria relembrou um caso polêmico ocorrido nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro em 1989. 

 

"Aquela imagem do Cristo Redentor coberto na avenida, no desfile da Beija-Flor, em 1989. O carnavalesco Joãozinho 30 projetou uma réplica do Cristo caracterizado de mendigo, mas ele foi proibido de desfilar com ela por conta de uma liminar conseguida pela igreja", iniciou a apresentadora.

 

"Esse dia foi emocionante, porque o Cardeal do Rio de Janeiro moveu essa ação para proibir o Cristo de entrar na avenida alegando que o Carnaval é uma coisa profana e o Cristo precisou sair completamente coberto", recordou o comunicador, sobre o episódio ocorrido há mais de 30 anos.

 

Sem papas na língua, Pinheiro rasgou o verbo e criticou a decisão da justiça a pedido de um líder da igreja católica na época. "Da para entender os motivos lá do Cardeal? Na cabeça dele sim, mas faltou entender que o Carnaval é uma festa do povo, principalmente daquele povo mais simples, mais humilde, do povo que sofre o ano inteiro, com quem Cristo divide a vida", desabafou.

"Jesus viveu no meio dos pobres, ele viveu assim! Ele está em casa, no meio da festa do povo. Pouco tempo no ano, com o sofrimento que existe no Brasil, para o pobre principalmente, é um dos poucos momentos em que ele festeja, em que ele celebra a vida".

Chico Pinheiro

Por fim, Chico Pinheiro reforçou que se houvesse Carnaval na época, Jesus Cristo estaria ao lado das pessoas celebrando a festança. "Então, nada mais natural do que a presença do cristo. Provavelmente Jesus estaria nessa festa, se fosse no tempo dele, acompanhando e celebrando com as pessoas", destacou.  Ana Maria Braga concordou com o colega de Ana Paula Araújo e disse: "Sem dúvidas".

MAIS SOBRE SERIES-E-TV