Diretor da TV Globo é afastado após denúncias de racismo nos bastidores

A emissora revelou que não comenta questões relacionadas a compliance em razão do "compromisso de sigilo previsto no Código de Ética"

Divulgação/TV Globo
Vinicius Coimbra (foto: Divulgação/TV Globo)

O diretor artístico da novela Nos Tempos do Imperador, Vinicius Coimbra, precisou ser afastado temporariamente das suas atividades na TV Globo devido a uma denúncia de racismo. O profissional estava pronto para começar a trabalhar na próxima atração das seis, Mar do Sertão, sendo substituído por Allan Fiterman, que dirigiu Quanto Mais Vida, Melhor!.

Na tarde desta terça-feira (15/02), a emissora oficializou a decisão em resposta às acusações de preconceito racial que ele e sua equipe sofreram durante as gravações da trama de Alessandro Marson e Thereza Falcão.

 

As atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues procuraram a direção da Globo para denunciar as posturas do diretor e sua equipe. O site Notícias da TV buscou o profissional para comentar as alegações, contudo, ele apenas afirmou que respeita o elenco e que é a favor do diálogo, segundo informa a publicação. 

 

As gravações do projeto iniciaram em janeiro de 2020 e com o passar dos meses e sem nenhuma mudança de comportamento da direção e da produção da novela, Cinnara, Dani e Roberta fizeram uma queixa formal ao setor de compliance do canal. 

 

Elas afirmam que Vinicius e a equipe tinham falas preconceituosas e que fizeram segregação entre os atores. Em documentos, eles separavam as pessoas entre elenco branco e elenco negro. Até camarins separados existia nos estúdios de Nos Tempos do Imperador, de acordo com o Notícias da TV. 

 

Vale dizer que as atrizes também comentaram sobre o episódio em que a trama retratou "racismo reverso" envolvendo Samuel (Michel Gomes) e Pilar (Gabriela Medvedovski). A cena causou um pedido de desculpas por parte da autora Thereza Falcão. 

 

Orientadas pelo corpo jurídico, Cinnara, Dani e Roberta esperam o fim da investigação interna para decidirem se vão processar a emissora e Coimbra na Justiça comum. Por causa do ocorrido, as artistas estão fazendo tratamento psicológico e psiquiátrico.

 

Procurada pelo Notícias da TV, a Globo revelou que não comenta questões relacionadas a compliance em razão do "compromisso de sigilo previsto no Código de Ética". Já Vinicius se pronunciou através da sua assessoria de comunicação, afirmando que "o elenco da novela tem todo o meu respeito e admiração. Sou a favor do diálogo e acredito que todas as discussões sobre o tema são necessárias".

 

As atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues também foram procuradas, mas se pronunciaram até o momento. 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV