Pneumonia diagnosticada em Valesca Popozuda requer tratamento rápido

Cantora ficou três dias internada com dificuldades de respirar, dores no peito e febre; mas teve alta e continuará o tratamento em casa

Reprodução/CNN
Fernando Gomes, no quadro Correspondente Médico, do telejornal Novo Dia, da CNN Brasil (foto: Reprodução/CNN)

Valesca Popozuda foi  internada  no último domingo (07/11) por causa de uma  pneumonia bacteriana , no Hospital Norte D’Or , na zona norte do Rio de Janeiro , após sentir dificuldade de respirar, dores no peito e febre alta.
 
funkeira  foi submetida a um exame para atestar possível contaminação por Covid-19 , mas o resultado foi negativo. Ela teve alta nesta quarta-feira (10/11) e continuará o tratamento em casa.

Na edição desta quinta-feira (11/11), o quadro Correspondente médico , do telejornal Novo dia , da CNN Brasil , o neurocirurgião Fernando Gomes , revelou os diferentes tipos de pneumonia e explicou que a doença inflamatória afeta os pulmões.

"Quando temos uma infecção, pensamos em três causas possíveis: vírus, bactéria ou fungos. É extremamente importante a detecção do agente etiológico (quem causa a doença) porque existe tratamento específico diferente", afirmou Fernando .

No geral, o tratamento das pneumonias exige o uso de antibióticos apropriados para combater as bactérias Streptococcus pneumoniae (chamada popularmente como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae e Haemophilus influenzae detectada no pulmão e suas terminações – os brônquios.

Entre as causas para a infecção bacteriana, Gomes explicou que doenças respiratórias diversas podem coexistir.

"Pode acontecer de um resfriado não muito bem cuidado evoluir para pneumonia", alertou como exemplo.

"Quando existe uma infecção no pulmão, por exemplo, de causa viral, que tem ciclo mais curto e pode se resolver de forma espontânea, o pulmão fica vulnerável para existir uma infecção bacteriana em cima da infecção viral. Por isso, é tão importante o diagnóstico e o tratamento".

Fernando Gomes

Entretanto, o médico reforçou que pneumonia bacteriana - conforme ocorreu com Valesca - requer mais cuidado, pois a bactéria pode "sair" do pulmão e se espalhar pelo restante do corpo humano.

"O pulmão é tipo uma esponja. Existe grande facilidade dessa bactéria se espalhar pelo corpo e causar sepse, que é a infecção com inflação no corpo de forma generalizada, associada a alto número de mortalidade. Por isso, o diagnóstico precoce do tipo de pneumonia é importante", finalizou.

Confira, abaixo, o vídeo:

MAIS SOBRE SERIES-E-TV