Relembre algumas obras icônicas de Gilberto Braga, que morreu aos 75 anos

Autor deixou legado de quase 30 produções para TV Globo, entre séries e novelas recordistas de audiência

Divulgação/TV Globo
Wagner Moura e Camila Pitanga em Paraíso Tropical (foto: Divulgação/TV Globo)
 

A notícia de que Gilberto Braga   faleceu nesta terça-feira (26/10)  entristeceu o público e os fãs da obra do autor. Aos 75 anos, Braga sofria com Mal de Alzheimer e estava internado no Rio de Janeiro. Vítima de uma infecção sistêmica, causada por uma perfuração no esôfago, o escritor não resistiu.

Sua obra foi eternizada em quase 30 produções para a TV, como roteirista ou autor principal. Sua estreia se deu com a série Caso Especial , em 1972, como roteirista, em parceria Lauro César Muniz e Janete Clair. Daí em diante, Gilberto embalou um sucesso atrás do outro, também atuando como supervisor de texto em outras obras. Relembre algumas produções que ficaram para a história da TV Globo :

 

Escrava Isaura

Divulgação/TV Globo
Os atores Lucélia Santos e Edwin Luisi em Escrava Isaura (1976) (foto: Divulgação/TV Globo)

O primeiro autor que se aventurou na adaptação de Escrava Isaura , obra literária de Bernardo Guimarães, foi Braga, em 1976. Com 100 episódios e protagonizada por Lucélia Santos , a trama foi um verdadeiro sucesso na época e acabou sendo reproduzida em outras oportunidades muitos anos depois. 

 

Além de exibida no Brasil, Escrava Isaura por Gilberto Braga foi transmitida para 109 países. O primeiro a receber a obra na grade local foi a Suíça, seguida pela Itália, em 1979. A novela é uma das 5 produções globais mais exportadas na história da emissora .

 

Paraíso Tropical

Reprodução/TV Globo
Camila Pitanga e Wagner Moura em Paraíso Tropical (foto: Reprodução/TV Globo)

Já consagrado como um dos maiores autores da Teledramaturgia nacional, Gilberto trouxe ao público a eletrizante   Paraíso Tropical em 2007. A trama teve 179 episódios e a intensa relação da garota de programa Bebel (Camila Pitanga) e do empresário Olavo (Wagner Moura, em sua única novela em toda a carreira), ganhou o coração do público brasileiro.

 

Mesmo com baixos índices de audiência nos primeiros capítulos, aos poucos, Paraíso Tropical foi caindo nas graças, também, da crítica especializada, que despejou prêmios em cima da direção e do elenco da novela. A obra também foi indicada ao Emmy internacional, na categoria Melhor Novela

Celebridade

Divulgação/TV Globo
Cláudia Abreu e Malu Mader em Celebridade (foto: Divulgação/TV Globo)
 

A trama misteriosa de Celebridade atingiu números astronômicos de audiência entre 2003 e 2004, chegando a bate 50 pontos em seu capítulo de média. Chegou a bater recorde em abril de 2004, quando o capítulo em que Maria Clara (Malu Mader) deu uma surra em Laura (Cláudia Abreu) bateu 58 pontos de audiência e 81% de participação. Mas o melhor estava por vir.

 

O mistério 'quem matou Lineu?' levou a obra de Gilberto Braga a níveis meteóricos de audiência. O ultimo capítulo de Celebridade , que revelou Laura como a assassina do personagem, quebrou o recorde de pontos marcados em um capítulo final, que era de Renascer (1993). Ao todo, foram 64 pontos, com picos de 68, além de 82% de share

MAIS SOBRE SERIES-E-TV