Autor Gilberto Braga morre aos 75 anos vítima de infecção

Gilberto tinha 75 anos, estava internado no Rio de Janeiro e sofria de Mal de Alzheimer; amigos e colegas de trabalho prestam homenagens

Divulgação/TV Globo
Gilberto Braga (foto: Divulgação/TV Globo)

Morreu na noite desta terça-feira (26/10), aos 75 anos, o autor Gilberto Braga . O roteirista sofria de Mal Alzheimer e estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. A informação é do colunista Ancelmo Gois , do jornal O Globo .

 

Segundo Gois, Gilberto Braga passou a sofrer uma infecção sistêmica, a partir de perfuração do esófago, e não conseguiu resistir às complicações. Ele deixa o marido, Edgar Moura Brasil , com quem viveu por mais de quarenta anos.

 

Na TV Globo há 51 anos, o autor escreveu grandes sucessos entre as novelas como Vale tudo , celebridade , e Dancing days . Em 2008, foi indicado ao Emmy Internacional pela trama Paraíso tropical.  Seu último trabalho na emissora foi em 2015, quando escreveu Babilônia

 

Gilberto Braga nasceu no Rio de Janeiro, no dia primeiro de novembro de 1945. Cursou a faculdade de Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e começou a trabalhar dando aulas na Aliança Francesa. Posteriormente, trabalhou como crítico de teatro e cinema do jornal O Globo.

 

Estreou na Globo como autor em 1972, com uma adaptação de A dama das Camélias , de Alexandre Dumas , para um Caso especial . Sua primeira experiência em telenovela foi com Corrida do ouro , em 1974, quando dividiu a autoria com Lauro César Muniz e Janete Clair .

 

O primeiro sucesso veio dois anos depois, com Escrava Isaura . Em 1978, estreou no horário nobre, com um dos seus maiores sucessos: Dancin’ days . Sua estreia em minisséries foi com Anos dourados , em 1986, segundo informações do portal  G1. 

 

Famosos lamentam morte do autor 

Em suas redes sociais, a atriz Zezé Mota prestou uma homenagem para o autor: "Querido Gilberto, você me presenteou com o papel que marcou a minha história na TV Brasileira. Graças a você pude viver a Sônia em Corpo a Corpo, personagem que é lembrada até hoje. Foi um divisor de águas. Em 1984, graças a você falamos de racismo em horário nobre. Fomos amigos, demos boas risadas, tomamos bons drinks, vivemos... A minha admiração pelo Gilberto Braga sempre foi gigante, assim como ele era. Gilberto era um gênio. Deixa um marco na história da teledramaturgia. Descanse em paz meu querido, sinto sua perda, é o Brasil e a TV mais uma vez ficando órfãos. Adeus meu amigo", escreveu a atriz.

 

 

Marcelo Serrado também resolveu homenagear o novelista: "Hoje se foi um dos grandes autores da TV e autor de vários clássicos como Vale tudo, Dancin days, Paraíso tropical, força de um desejo, Anos dourados , Anos Rebeldes. Sou muito grato a ele por me dar uma das minhas primeiras chances com Dono do Mundo aonde eu fazia Humberto um pianista e depois fizemos juntos , Anos Rebeldes, Labirinto,Força de um desejo… enfim, uma pessoa que me abraçou e acreditou em mim!! Um bjo a Edgar! que fique a obra de Gilberto!  Uma grande perda para nossa arte!!!", escreveu Serrado.

 

 

" Descanse em Paz Gilberto Braga. Meus sinceros sentimentos a família", escreveu  Déa Lúcia , mãe de  Paulo Gustavo. O autor ficou internato e faleceu no mesmo hospital que o comediante, na Zona Sul do Rio.

 

"Que notícia triste sua partida. O Brasil perde um pouco da magia de grandes personagens, vilãs icônicas e boas reflexões em frente à tv. Obrigada por fazer parte da minha história, Gilberto Braga! Descanse!", escreveu Paolla Oliveira em seu Twitter.

 

José de Abreu também lamentou muito o falecimento de Braga, que era seu grande amigo: "Como te amo, gênio! Deus te receba com pompas e loas! RIP", lamentou Zé.