Michelle Barros se revolta com caso de racismo: 'Humilhação'

Caso aconteceu em Limeira, no interior de São Paulo

Reprodução/Globoplay
Michelle Barros no Bom Dia São Paulo (foto: Reprodução/Globoplay)
No Bom Dia São Paulo desta segunda-feira (9/8), a jornalista Michelle Barros se revoltou e se emocionou ao falar de uma reportagem sobre um homem negro de 56 anos que foi obrigado a ficar de cueca para provar que não furtou nada de um supermercado.

O caso aconteceu em uma loja da Rede Assaí em Limeira, no interior de São Paulo. Na ocasião, Luiz Carlos da Silva foi cercado por funcionários do estabelecimento e tentou mostrar que não pegou nada. Dois seguranças ainda fizeram-no se despir na frente de todos.

A empresa comunicou que os funcionários foram afastados e que está investigando o caso. A defesa do homem disse que o caso foi registrado na Polícia Civil como constrangimento, porque não há provas de injúria racial.

Michelle Barros contextualizou a ocorrência, dizendo que o homem que foi constrangido é negro e passou pela situação sem que tenha havido uma explicação para o caráter da abordagem.

"É chocante, né? Inacreditável. O vídeo continua, mas funcionários da Rede Assaí chegam ao local onde esse homem de 56 anos passa por momentos de angústia e humilhação. Isso é humilhação. Cidadão trabalhador que vai ali comprar e passa por isso. A esposa disse que ele foi ao atacadista conferir os preços e foi abordado quando saiu da loja”, disse a apresentadora.

Michelle também ficou emocionada e pediu desculpas por exibir as imagens do ocorrido. Ela ainda questionou o que levou os funcionários a fazerem essa abordagem.

“Desculpe-nos ao mostrar isso em casa, desculpa ao senhor por ter que expor mais uma vez assim, desculpe a sua família, desculpe por isso. O caso está sendo investigado e o Assaí entrou em contato com o cliente, todos os funcionários envolvidos foram afastados das funções e a empresa reforça que não adota abordagem constrangedora aos clientes. Qual a razão para submeter uma pessoa a um constrangimento tamanho? Por causa da cor da pele? O que leva a isso? Um cidadão de 56 anos, o que passa na cabeça. Minha desculpa ao senhor por ter que mostrar isso”, disse.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV