Ana Maria é criticada por racismo e preconceito linguístico no Mais Você

Ao tentar homenagear os povos asiáticos, apresentadora reproduziu práticas racistas

Reprodução/Globoplay
Trecho do Mais Você desta quinta (foto: Reprodução/Globoplay)
Durante o Mais Você desta quinta-feira (17/6), a apresentadora Ana Maria Braga reproduziu preconceitos linguísticos e raciais ao “homenagear” os povos do Leste Asiático (China, Japão, Coreia).

Na ocasião do Dia da Imigração Japonesa, que será comemorado nesta sexta (18/6), a apresentadora fez uma suposta homenagem à repórter Ju Massaoka, que apresentava uma reportagem na Liberdade, bairro de São Paulo conhecido pela formação nipo-brasileira.

"Inclusive, antes de você começar aí, eu quero te fazer uma homenagem. Cadê meu samurai predileto?", chamou Ana Maria

"Eu quero te fazer uma homenagem e é pra você. Eu tenho um samurai aqui, vestido adequadamente pra combinar com você. E fala como [japonês] é uma coisa fantástica. Fala como samurai, não é?", perguntou.

Em seguida, aparece um rapaz branco chamado William vestindo roupas tradicionais e usando maquiagem. “Bom dia, Ana 'Malia Blaga', tudo bom?", disse, reproduzindo a maneira com que, supostamente, os descendentes de japoneses falariam português.

"Bom dia, Zu, tudo bom? Saudade. Saudade de você, Zu, tá na minha tela. Liberdade?", disse ele, trocando a letra J pela Z desta vez. Confira o vídeo do momento, abaixo:

Yellowface (cara amarela, em português) é uma forma de maquiagem usada por artistas brancos para “representar” pessoas de etnias asiáticas. Mas, assim como o blackface no caso dos negros, é considerada uma prática racista.

Nas redes sociais, a apresentadora e o programa foram criticados pelos internautas, que apontaram xenofobia, racismo e preconceito linguístico no trecho do programa. Veja algumas reações:
 


MAIS SOBRE SERIES-E-TV