Seinfeld perde o amigo, mas não perde a piada em série da Netflix

Com um formato curto %u2013 os episódios não chegam a 20 minutos %u2013 Comedians in cars getting coffee tem sua nova temporada disponível a partir de hoje (6)

por Mariana Peixoto 06/07/2018 08:00
Netflix/Divulgação
(foto: Netflix/Divulgação)

“Que tal?”, pergunta Jerry Seinfeld, referindo-se a um crepe.
“A melhor parte é como eles conseguem deixar a aparência bem diferente do sabor”, responde o ator Christoph Waltz.


Um pouco depois, Seinfeld pergunta novamente:


“Então, temos a panqueca americana, o crepe francês e o waffle belga. Parece que você esteve numa grande jornada?”


“Eu ia perguntar o que foi que eu já te fiz”, responde, sem pestanejar, Waltz.

Esse curto diálogo dá mostras de que o humor de Jerry Seinfeld continua, 20 anos após o fim do sitcom que levava seu nome, o mesmo: inteligente, a despeito da banalidade do assunto, rápido, provocativo. Hoje na Netflix, ele comanda o Comedians in cars getting coffee, que propõe exatamente o que o título descreve.
Uma conversa em um carro – Seinfeld tem uma coleção de 150 modelos – enquanto ele leva o convidado para dar uma volta. Invariavelmente, o destino é uma cafeteria ou algo do gênero.


Para provocar o austríaco Waltz (que ficou conhecido como o “caçador de judeus” Hans Landa no filme Bastardos inglórios, de Quentin Tarantino, papel que lhe valeu um Oscar de ator coadjuvante), Seinfeld leva-o para a IHOP, rede americana de fast food dedicada a panquecas e crepes. Viena é conhecida pela tradição e sofisticação de seus cafés (as chamadas kaffeehaus), desde 2011 patrimônio cultural imaterial da Unesco. Então, dá para entender a ironia embutida na escolha de Seinfeld de levar o ator para a mais banal das cafeterias.


Com um formato curto – os episódios não chegam a 20 minutos – Comedians in cars getting coffee tem sua nova temporada disponível a partir de hoje (6). Entre os 12 convidados estão Jerry Lewis, Alec Baldwin (que volta ao programa, pois esteve na primeira temporada da série, em 2012), Ellen DeGeneres e Zach Galifianakis. 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV