Netflix confirma segunda temporada de 'O mecanismo' e divulga teaser; assista

Filmagens da nova temporada da série de José Padilha inspirada na operação Lava Jato terão início no final de 2018

por Estado de Minas 28/05/2018 12:26
Karima Shehata/Netflix
Selton dá vida ao delegado Marco Ruffo da Polícia Federal %u2014 que, na série, ganha o nome de Polícia Federativa nos uniformes e nos cenários do local. (foto: Karima Shehata/Netflix)
A Netflix confirmou nesta segunda-feira (29) uma nova temporada da série O mecanismo, criada por José Padilha e Elena Soárez e inspirada na Operação Lava Jato. As filmagens da nova temporada terão início no final de 2018, com estreia prevista para 2019. 

Polêmica, a série chegou ao serviço de streaming em 23 de março com oito episódios. Estrelada por Senton Mello (Marco Ruffo) e Carol Abras (Verona Cardoni), a produção gerou controvérsia ao apresentar uma série de personagens inspirados em pessoas envoldidas no esquema de corrupção ou em sua investigação. 
 
A Petrobras virou Petrobrasil, a Odebrecht foi chamada de Miller & Bretch, Banco Banestado foi convertido em Banco do Estado, assim como Banco do Brasil se tornou Banco Brasileiro. O PT (Partido dos Trabalhadores) se tornou PO (Partido Operário). Além disso, por questões legais, a Polícia Federal virou Polícia Federativa, visto que usar o nome do departamento na íntegra exigia um termo que daria acesso ao processo de criação e possíveis interferências na trama.

Apesar dos nomes terem sido mudados, algumas das personalidades retratadas se sentiram lesadas pelo conteúdo mostrado. A ex-presidente Dilma Rousseff, por exemplo, associada pelo à personagem Janete, afirmou que a série é ''mentirosa e dissimulada''. Em resposta, Padilha afirmou que a história por trás da série não é verídica, mas um relato livre da situação do Brasil. O juiz Sérgio Moro também criticou a produção. Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o jurista afirmou que ''abusaram da liberdade criativa''

O mecanismo é o segundo investimento da Netflix em série ficção no Brasil. A segunda temporada deve mostrar o desdobramentos da operação da Polícia Federal, além das prisões dos políticos considerados culpados pela Justiça. 

Abaixo, confira o teaser de divulgação: 
 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV