BBB18: Globo encerra prova de resistência e declara empate

Ana Clara e Kaysar estavam havia quase 43 horas na disputa, quando Tiago Leifert expressou 'o mais profundo respeito por tudo o que fizeram', mas decretou o fim da prova

por Estado de Minas 14/04/2018 07:00

Tv Globo/Reprodução
Kaysar toma isotônico, após mais de 36 horas de disputa (foto: Tv Globo/Reprodução)

Quando a prova de resistência que valia imunidade e um carro no BBB18 se aproximou das 43 horas de duração, no fim da tarde deste sábado (14), a Globo encerrou a prova e decretou empate. 

 

A voz de Tiago Leifert soou no campo de provas. Ele disse: "Ana, como você está?" "Bem", respondeu a sister. "Kaysar, como você está?" "Perdido", respondeu o brother.



O apresentador então anunciou: "Por uma questão de saúde, por motivos médicos, vamos encerrar a prova por nossa conta e declarar empate. A gente admira o quanto vocês lutaram, a gente tem profundo respeito por tudo o que vocês fizeram. Estamos ampliando o prêmio: cada um levará um carro. A imunidade vocês vão ter que decidir entre vocês. Temos atendimento médico aguardando vocês. Nosso mais profundo respeito. Vocês já entraram para a história desse programa".

 

Depois de falar com os brothers, Leifert anunciou a decisão em seu Twitter. 

 

 

Houve uma campanha no Twitter para que a Globo encerrasse a disputa, em nome da saúde dos brothers, que já mencionavam estar sentido muito inchaço e dores nos pés e tendo alucinações.

 

Quando eles atingiram a marca de 36 horas sem se alimentar, a produção ofereceu um copo de isotônico a cada um, com o conselho de que tomassem a bebida devagar. A medida visa a evitar desitratação. Pouco depois das 41 horas, a produção interrompeu a prova para oferecer outro copo de isotônico aos participantes. 

 

Os brothers perguntaram se era "obrigatório beber" e ouviram da "voz" que a atitude era "extremamente recomendável para a saúde de vocês". Casa um recebeu um copo, e Kaysar estava bebendo rapidamente, quando Ana Clara o lembrou do conselho: "Bebe devagar, Kaysar, devagar". Ele comentou: "Tá gostoso!".

 

Enquanto bebiam o isotônico, Ana Clara afirmou que "também não é para se matar", porque "existem coisas na vida maiores do que o jogo". Kaysar indagou: "Maior que a minha mãe? Eu faço tudo para quem? Para mim?". A sister respondeu: "Não é isso que estou falando". 

 

Depois do diálogo, Kaysar deu as costas para Ana Clara e ficou em silêncio. A filha da família Lima engatou um papo consigo mesma, no qual disse: "Não tem jeito de eu não vencer essa prova". Comentou que sua mãe deveria "estar besta", disse que "fantasiou" vários passeios com o carro, salientando que não tem dinheiro para comprar um automóvel como esse.

 

Às 17h30 deste sábado, pouco após completar 42h de prova, Ana Clara solicitou seu último descanso dentro do carro. "A cada hora que a gente passa aqui, fica pior", disse a estudante. Ela relatou ter ficado tonta ao deixar a plataforma para entrar no carro. "Mas passa, é rapido. É só na hora que a gente anda", afirmou.

 

Faltando aproximadamente 15 minutos para as 43 horas de prova, Kaysar quase cochilava, e Ana Clara o despertou: "Kaysar, acorda!". Caso o participante durma, ele é eliminado. 

Globo/Reprodução
Kaysar quase cochila, e Ana Clara o desperta durante prova (foto: Globo/Reprodução)
 

 

 

Impressionado com o desempenho dos brothers, o apresentador Tiago Leifert registrou o recorde em seu Twitter: "Ana Clara e Kaysar: 36 horas de prova até aqu".

 

 

No Twitter, "Ana Clara e Kaysar" e "Força, Ana Clara" ficaram entre os tópicos mais comentados na manhã deste sábado (14). Os ex-BBBs Mahmoud e Mara Telles declararam torcida por Ana Clara. 

 

 

Após as 36 horas de prova, Kaysar apenas murmurava palavras para si. Ana Clara cantou diversas músicas, dançou um pouquinho e fez exercício de memória, relembrando toda a árvore genealógica de sua família. Ela também afirmou sentir falta de leitura: "Queria que tivesse um livrinho aqui". A sister também adaptou a letra de diversas músicas, confessando ter "dor na panturrilha", achar que irá "passar muita vergonha" se depois de todo o esforço não ganhar o carro e pedindo para o boi da cara preta pegar o "Kaysar que tem medo de paredão". 

 

E Tiago Leifert não desgruda os olhos da prova:

 

Vivian Amorim, que ficou em segundo lugar no BBB17 e hoje é repórter do Rede BBB, também exaltou a energia dos competidores:

 

 

 

Em reconhecimento à resistência de ambos, muitos usuários do Twitter passaram a sugerir que a produção encerrasse a prova, dando a imunidade para um e a liderança para outro. 

 

 

 

Passadas as 39 horas de prova e depois de um longo tempo com os dois competidores em silêncio, Ana Clara iniciou um monólogo. Disse que estava sentindo muitas dores do corpo, que estava "difícil" continuar e que não apertava o botão para um terceiro tempo de descanso por temer dormir dentro do carro.

 

Pouco antes de a prova completar 40 horas, a produção parou por alguns minutos o giro da plataforma. Ana Clara seguiu cantando. Kaysar perguntou: "O que aconteceu?". Ela: "Sei lá".  

 

O recorde anterior de duração de uma prova de resistência no BBB era de 29 horas e 57 minutos e quase havia sido batido nessa edição, na prova de resistência vencida por Kaysar, que derrotou Jéssica após 29h38 sem se alimentar, dormir e ir ao banheiro. O brother ganhou um carro 0 Km ao vencer essa primeira prova. Ayrton, o pai de Ana Clara, ironizou a situação em comentário na casa, ao dizer que, caso vença novamente, Kaysar poderá "abrir uma concessionária". 

 

Globo/Reprodução
Ana Clara não se sente bem em prova de resistência (foto: Globo/Reprodução)
Gleici foi a primeira a deixar a prova, seguida por Breno e Paula, que alegou que não aguentaria mais pela 'vontade de ir ao banheiro', já de madrugada. Ana Clara ainda tem direito a uma pausa de cinco minutos dentro do carro, e Kaysar pode fazer mais dois intervalos, já que usou apenas uma de suas três paradas possíveis até aqui.

 

O vencedor dessa disputa está fora do paredão e também da prova do líder, que a produção previu para ser realizada neste sábado. No domingo, ocorre a eliminação e um novo paredão, o último desta temporada.

 

Na prova Giro Maluco, cada brother deve ficar em pé na plataforma em volta de um carro - devidamente protegido pelo cinto de segurança. Há três chances de ter mais conforto e passar cinco minutos dentro do carro para descansar. Para isso, o brother deve apertar o botão para solicitar a parada. O último que restar na prova será o vencedor e também vai ganhar o carro.

 

Globo/Reprodução
Ana Clara se recupera depois de mal-estar e segue na prova (foto: Globo/Reprodução)
No início da tarde desta sexta (13), depois de completadas 15 horas de prova, Ana Clara havia apertado o botão duas vezes e contou que não estava se sentindo bem. Ela pediu para Gleici checar se estava "branca". A sister apresentava palidez e dava a impressão de estar enjoada devido aos giros constantes da plataforma.

 

As amigas cantaram juntas, na tentativa de passar o tempo. "Quero muito sair daqui", disse Ana Clara, quando a disputa atingiu a duração de 15 horas.  Porém, a sister se recuperou do mal-estar e contou aos brothers que sua visão chegou a ficar escurecida. Ela achou que poderia desmaiar. Enquanto estava tentando contornar a situação, Ana Clara disse que estava respirando tão fundo que sentia sede.

 

Notando o mal-estar da sister, Paula comentou que, se estivesse em seu lugar, já teria saído. Gleici não quis estender esse assunto e indicou que Ana Clara saberia a hora de desistir, se fosse o caso. Durante a noite, os brothers conversaram muito e comentaram sobre a passagem dos demais concorrentes pelo reality, além de contar histórias pessoais. 

 

Globo/Reprodução
Gleici faz segundo intervalo depois de apertar o botão vermelho 'sem querer' (foto: Globo/Reprodução)
Com 19 horas de prova completadas, Gleici e Ana Clara haviam apertado o botão de parada duas vezes cada uma e Paula, uma. Os demais participantes não haviam feito nenhum intervalo. Depois de Gleici pedir seu primeiro intervalo de descanso, Kaysar incentivou a sister a seguir em frente: "Eu preciso de você, você precisa de mim. Agora, nessa prova. Entendeu?". Quando a estudante de psicologia acreana apertou o botão pela segunda vez, disse que foi sem querer. Agora, resta apenas um intervalo disponível para ela e Ana Clara. 

 

Gleici e Kaysar conversaram em diversos momentos um com o outro ao longo da disputa. A sister fez perguntas sobre aspectos da Síria. "E os aeroportos lá, como é que são?". "Na minha cidade estava fechado", respondeu o brother, que é de Aleppo.

 

A Síria viu a eclosão de uma guerra civil em 2010. O conflito se estende até hoje e passou a envolver a atuação de outros países da região e das potências globais – EUA, China e Rússia – respaldando ou o governo de Bashar Al-Assad ou os insurgentes. Na noite desta sexta, os EUA lançaram um ataque contra a Síria, em retaliação ao suposto uso de armas químicas pelo regime de Bashar al-Assad contra a população do reduto rebelde de Douma, no fim de semana passado. A Síria e a Rússia negam que Assad tenha ordenado o ataque, que seria uma armação dos insurgentes. A Rússia afirmou que o ataque "não ficará sem resposta". 

 

Durante toda a quinta-feira (12), os participantes comentavam sobre o que poderia acontecer à noite e que não queriam disputar uma prova de resistência. Quando Tiago Leifert anunciou como seria a prova, os brothers não esconderam a insatisfação. Breno, Ana Clara e Gleici reclamaram que esta é a prova mais entediante que já fizeram.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV