BBB18: participante mineira é doutora em política e professoa da UFMG

Cientista política, Mara Tellles teve participação confirmada hoje no reality show

por Cecília Emiliana 18/01/2018 19:39
Gabriella Dias/Gshow
(foto: Gabriella Dias/Gshow)
Entre os 16 participantes da décima oitava edição do Big Brother Brasil (BBB), há uma acadêmica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mara Telles, professora do departamento de pós-graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), tem 53 anos e foi a 11ª competidora anunciada pela produção do reality show. A notícia também foi compartilhada hoje no perfil da mineira no Facebook. Os concorrentes estão confinados num hotel no Rio de Janeiro e devem entrar na casa na segunda (22), dia da estreia do programa.


  
Mara é abreviação de Helcimara de Souza Telles. No currículo Lattes, a cientista política acumula uma respeitável coleção de títulos, como o de doutora, obtido na Universidade de São Paulo (USP), pós-doutora na Universidad Complutense de Madrid, na Espanha; coordenadora do Grupo de Opinião Pública do Departamento de Ciências Políticas da FAFICH/UFMG.
 
Já no perfil da belo-horizontina publicado no portal do BBB, constam outras experiências. Entre elas, ex-modelo, ex-estudante de teatro, e ex-passista da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro no desfile de 2008 e uma ligação distante com a atriz Bruna Marquezine (o marido da tia de Mara é primo em segundo grau da atriz).

Fã declarada do BBB, a mineira já defendeu publicamente a atração global nas redes sociais, em post publicado em seu perfil no Facebook em 30 de janeiro de 2017. "Favor não falarem que o BBB é o último programa alienado-golpista que vocês assistem no domingo", disse a professora em postagem que inclui ainda alfinetadas ao apresentador Thiago Leifert.



A julgar pelo burburinho gerado na internet, a torcida de Mara começa a ganhar volume. Conta, inclusive, com o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, que, empolgado, convoca seus seguidores na internet: "Vamos dar à Mara Telles os 50 milhões de votos!"



Pós-doutorando do Departamento de Ciência da Informação na UFMG, o jornalista Ruleandson do Carmo conhece Mara e arrisca um perfil da colega como "brother". "A professora Mara é uma pessoa carismática e polêmica, que costuma mobilizar muita gente em torno de suas falas. Então acho que o público deve achá-la interessante. Confesso que fiquei um pouco surpreso com a notícia de que ela foi selecionada para o reality porque, recentemente, ela ganhou grande destaque nas redes sociais com posts muito críticos à Rede Globo. Mas me parece que, com isso, a globo está tentando mostrar uma certa isenção na escolha do Brothers", analisa o acadêmico.


MAIS SOBRE SERIES-E-TV