'Esporão de calcâneo, eu não aguento mais!'

Esporão é o nome leigo para uma doença que se chama fascite plantar, gerando dor na parte de baixo do calcanhar

Divulgação
(foto: Divulgação)


Ouvi isso de uma paciente essa semana no consultório. Um pedido de socorro, de quem já convive com dores no calcanhar há muito tempo. Mas, calma, se a carapuça serviu para você, saiba que existem opções modernas e eficazes para o tratamento dessa doença.

O esporão é o nome leigo para uma doença que se chama fascite plantar, que é caracterizada por dor na origem da fáscia plantar, localizada na parte de baixo do calcanhar, mais especificamente em sua região mais interna. Quem sofre com esse problema se queixa principalmente de dor intensa nos primeiros passos durante a manhã ou após levantar-se após um grande período sentado.

As medidas iniciais de tratamento incluem mudanças de calçado, massagem local, compressas de gelo, órtese, alongamentos e fisioterapia. O que acontece é que muitas pessoas não ficam completamente curadas com essas medidas, como a paciente que me motivou a escrever a coluna desta semana.

Nesses casos, existe evidência científica consolidada de que uma infiltração direto na fáscia ou terapia por onda de choque podem ser o caminho para a resolução do problema. Ambos são procedimentos ambulatoriais, não invasivos e que evitam que muitos pacientes necessitem de cirurgia para a resolução do esporão.

Cuidem dos seus pés, são eles que te levam cada vez mais longe!