Quero operar meu joanete, mas tenho medo que ele volte, e agora?

Na medicina, chama-se recidiva a chance de uma doença voltar; no caso do joanete, há técnicas modernas que reduzem esse risco

Doctor Shoes
(foto: Doctor Shoes)

Essa é uma pergunta muito comum no consultório: “Meu joanete vai voltar, Doutor?” Para responder a ela, nada melhor do que ser o mais técnico possível, com informações objetivas.

Na Medicina, chamamos a chance de uma doença voltar após o seu tratamento de recidiva. Portanto para sabermos se o joanete tem chance de voltar, nós médicos pesquisamos a literatura científica por esse termo.

A grande verdade é que o conhecimento científico em relação ao joanete (Hallux Valgus em termo técnico) avançou muito nas últimas décadas, especialmente nos últimos anos. O tema voltou a ser moda nos congressos internacionais e nacionais, discutindo-se principalmente conceitos relacionados à deformidade em rotação do Hálux (o que chamamos de pronação). Mais de 200 tipos de cirurgia para o tratamento do joanete já foram descritas e, obviamente, algumas tem mais chance de recidiva do que outras.

As cirurgias mais modernas hoje envolvem cortes ósseos para mudar os ângulos do metatarso e abordar o problema em sua “raiz”. Alguns parâmetros intra-operatórios são muito importantes de serem atingidos para que os índices de recidiva sejam menores como:
- corrigir a pronação;
- restaurar a posição dos ossos sesamóides;
- corrigir o formato da cabeça do metatarso,entre outros.

O que se tem concluído é que, independentemente da técnica, se esses parâmetros forem cumpridos, as chances do joanete voltar são mínimas.

Uma técnica muito comum para se tratar o joanete e que cumpre esses preceitos é a osteotomia de Scarf: um corte ósseo em “Z” que possibilita a correção da deformidade em 3 planos. Essa cirurgia permite apoio imediato dos pés no chão após a cirurgia com uma sandália especial, permitindo aos pacientes um pós operatório muito mais funcional, que não limite tanto o dia a dia e aumente a independência.

Portanto, esqueça esse conceito antigo de que joanete não tem tratamento, pois ele volta após a cirurgia. Hoje, já estão disponíveis técnicas avançadas que minimizam esse risco.
 
Cuidem de seus pés!
 
Tem dúvidas ou sugestões? Mande email para tiago.baumfeld@gmail.com