Meus pés são cavos, devo me preocupar?

Formato de pé tem níveis de gravidade diferentes, podendo ser sutil, quase imperceptível a olhos desatentos, ou extremamente grave, causando repercussões sérias para a vida do portador dessa verdadeira deformidade

Wikimedia Commons
(foto: Wikimedia Commons)

Os pés cavos são aqueles caracterizados pelo aumento da curvatura plantar (da sola) dos pés. Eles podem ser secundários a doenças ou uma variação da normalidade, ocorrendo em 20% dos pés e estando frequentemente associados a um retropé varo (calcanhar mais virado para dentro).

A maioria dos pés cavos são idiopáticos, ou seja, sem uma causa específica. Entretanto, doenças como a poliomielite, Charcot-Marie-Tooth ou uma sequela tardia de Pé Torto Congênito são doenças que podem estar relacionadas. Além disso, pés cavos assimétricos (que ocorrem em um só pé) e progressivos (que aumentam com o tempo) podem estar associados a doenças no sistema nervoso central (medula e encéfalo).

Independentemente da causa, esse formato de pé tem níveis de gravidade diferentes, podendo ser sutil, quase imperceptível a olhos desatentos, ou extremamente grave, causando repercussões sérias para a vida do portador dessa verdadeira deformidade. 

Os cavos sutis podem ser fator de risco para doenças muito comuns no pé e tornozelo, como o entorse do tornozelo e a metatarsalgia (dor sob a cabeça dos metatarsos na planta dos pés). As entorses podem acontecer com mais frequência, pois o eixo mecânico desses indivíduos (linha central de distribuição de força) coloca os ligamentos laterais do tornozelo mais “à prova” devido a posição mais interna do calcanhar (retropé varo). A metatarsalgia, por sua vez, pode acontecer devido à posição mais plantarizada, mais fletida, das cabeças dos metatarsos nesses pés, gerando sobrecarga local, calosidades e dor.

Os cavos mais graves normalmente estão relacionados a doenças. Eles são extremamente incapacitantes e fazem com que os indivíduos andem apoiando somente a borda lateral dos pés, o que, como o leitor pode imaginar, causa grandes repercussões na qualidade de vida devido a calosidades, dor e influencia nas articulações mais altas, como o joelho, quadril e coluna.

O tratamento dos pés cavos pode envolver tratamento conservador, com palmilhas e fisioterapia, ou necessitar de tratamento cirúrgico.

Cuidem dos seus pés. São eles que te levam cada vez mais longe!
 
Se você tem dúvidas sobre esse assunto ou quer enviar sugestão de temas para a coluna, envie email para tiago.baumfeld@gmail.com