Como saber se meus músculos doem por fadiga ou por lesão?

Não há fórmula mágica para responder a pergunta. Mas existem aspectos que podem nortear a necessidade de avaliação

Pixabay
(foto: Pixabay)

Essa é a dúvida de todos que praticam esportes meus caros leitores! A atividade física pode gerar desconforto muscular, muitas vezes significativo, que motiva essa dúvida e deixa muitos inseguros se devem ou não procurar assistência médica.

Bom, não há uma fórmula mágica para responder a essa pergunta. Digo frequentemente aos meus pacientes que a medicina não é uma ciência exata e os diagnósticos e tratamentos não são uma receita de bolo. De qualquer forma existem alguns aspectos que podem nortear a necessidade de avaliação.

As lesões musculares, sejam elas rupturas completas ou estiramentos, normalmente superam o limiar de dor “normal” à qual o praticante de esporte está acostumado. Ela pode se iniciar abruptamente, após um chute, salto, mudança de direção, arremesso ou qualquer movimento que demande potência das fibras musculares. Esse momento normalmente é lembrado como uma fisgada, um estalo ou uma pedrada. Além disso, a dor local a palpação é significativa e perdas de função pode estar associadas (como incapacidade para dobrar o joelho, por exemplo).

O tratamento para aslesões musculares é guiado pela avaliação médica, podendo necessitar de exames de imagem ou não para a definição diagnóstica e classificação da lesão. Essas lesões podem ser curadas com tratamento funcional, na qual o movimento, a carga e o retorno à prática esportiva são precoces, ou até mesmo com tratamento cirúrgico, para as lesões mais graves que necessitem tem reconstituição da anatomia para restauração da função.

As dores musculares por fadiga normalmente estão associadas a um volume de treino alto, à exigência contínua da musculatura durante um período longo de tempo, sem permissão para a recuperação. É uma dor que é frequentemente insidiosa, sem momento abrupto de início após algum movimento específico. A dor à palpação é moderada e não há perda de movimento/função (mesmo que a força esteja mais fraca pela dor).

O tratamento das dores musculares por fadiga, por sua vez, envolve o dia a dia dos praticantes de esportes com medidas de recovery, como detalhado em coluna escrita por mim anteriormente, e repouso. Apesar de incomodarem, essas dores podem ser perfeitamente manejadas com o ajuste da carga no esporte, sem comprometer o desempenho.

Na dúvida, procure ajuda especializada.

Se cuidem!
 
Tem perguntas ou sugestão de temas? Mande email para tiago.baumfeld@gmail.com