Preciso alongar antes de praticar atividade física?

Precisamos entender que alongamento tem benefícios quando integrado a um programa de atividades físicas para o bem estar e a saúde física e mental

 Q000024/PxHere
(foto: Q000024/PxHere)

Já faz parte do conhecimento popular que antes de praticar qualquer atividade física devemos alongar. Mas será que isso realmente faz sentido? Questionar hábitos antigos e “consolidados” é o dever de qualquer pesquisador ou cientista e é isso que faz o conhecimento humano atingir cada vez objetivos mais diStantes.

Antes de mais nada precisamos entender que o alongamento tem sim diversos benefícios quando integrado a um programa de atividades físicas com o objetivo de procurar o bem estar e a saúde física e mental.

Alongar os músculos pode trazer mais flexibilidade e mobilidade às articulações, atenuando dores e trazendo conforto local. Para o tratamento e prevenção da fascite plantar, como escrevi há 15 dias, o alongamento diário da musculatura da panturrilha é fundamental.

Entretanto, devemos ter um conceito bem determinado: os alongamentos realizados antes das atividades físicas NÃO previnem lesões, isso com comprovação científica com estudos de qualidade. Além disso, para a pratica de atividades que demandem explosão muscular, o alongamento pode diminuir a eficiência de força do músculo, diminuindo o rendimento esportivo. Essas informações são válidas quando estamos falando de alongamento passivo, ou seja, aquele sem movimento das articulações.

Para manter a potência muscular antes das atividades o conceito não é mais alongamento, mas AQUECIMENTO antes das atividades físicas. O aquecimento envolve como o próprio nome diz, movimentos ativos das articulações que tentem atingir o limite o arco de movimento, atingindo assim um pré condicionamento da musculatura que será logo exigida.

Devo parar de me alongar então? 

Não é bem assim. Atletas que realmente precisem de 100% de sua capacidade muscular durante à atividade devem sim evitar os alongamentos nesses momentos. Porém, podem utilizar dos mesmos em outro momento do seu programa de treinamento para trabalhar sua mobilidade e flexibilidade articular. Para os praticantes de atividades recreativas, alongar não trará algum mal e não há por quê evitar, sabendo é claro que não se está prevenindo lesões com isso.

Aqueçam, meus amigos!
 
Tem dúvidas sobre o tema ou quer mandar sugestões para a coluna? Envie email para tiago.baumfeld@gmail.com